Prática pedagógica: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo
Prática. Reflexão Crítica. Formação de Professores
A prática pedagógica se insere na educação formal, enquanto prática educativa marcada pela sistematicidade e intencionalidade, envolvendo qualidade técnica, formal; mas também compromisso político, que exige consciência expansiva da prática, como forma de promover formação de sujeitos conscientes e atuante na sociedade. A motivação para investigar a prática pedagógica enquanto alvo de reflexão crítica por meio de processo colaborativo partiu da vivência no magistério - como orientadora, supervisora e professora na rede de educação pública estadual e municipal da cidade de Imperatriz (MA) – deixando a impressão de que o baixo nível de aprendizagem dos alunos tem como causa as dificuldades vivenciadas pelos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, possuem papel importante para a transformação da realidade escolar, no entanto, suas práticas não têm se desenvolvido nessa direção por razões, entre as quais destacamos o problema de precária formação inicial e ausência e/ou insuficiência na formação contínua. Compreendendo que a ação reflexiva crítica que se desenvolve por meio de colaboração contribui para a transformação dessa realidade, investiga, buscando respostas para a questão: Quais as possibilidades de transformação da prática pedagógica por meio de reflexão crítica em contexto colaborativo? Estudos de Libâneo (2004, 2008), Imbert (2003), Freitas (2005), Franco (2006), Brito (2006), Lima (2006) Ibiapina (2008), Pimenta (2008), Freire (2001), Vigotski (2000,) Demo (2000), e outros, contribuem para discutirmos importância das práticas pedagógicas e necessidades de serem consciente, criticas e criativas; também para entendimento no sentido dessa conquista ocorrer por meio de reflexão crítica em contextos colaborativos, buscando possibilidades de transformação dos modos de pensar e agir alienados na escola. Na pesquisa adotamos referencial teórico ligado ao objeto de estudo. Marx (2003) Vigotski (1978, 1996), Holzman (2002) Schettini (2008) oferecem os pressupostos filosóficos da abordagem adotada, sobre instrumento e resultado e sobre categorias teóricas da pesquisa: linguagem, sentido/significado. Em Ibiapina (2007, 2008) Imbernon (2010) Vigotski (2001) Magalhães (2009), Freire (1987) Ferreira e Magalhães (2009) Moran (2003) Steiner (1998, 2000), Desagné (1997) Fiorentini (2004) Ferreira (2007) encontramos os elementos que alimentaram a discussão sobre colaboração enquanto princípio teórico e metodológico e sobre a Pesquisa Colaborativa. Esta pesquisa tem como título “PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo”, foi desenvolvida em uma escola pública estadual do bairro Primavera do Município de Teresina – PI, com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, pautada no objetivo geral de analisar as possibilidades de transformação das práticas pedagógicas nos processos de reflexão crítica em contextos colaborativos; e objetivos específicos de caracterizar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e Identificar necessidades formativas dos professores em suas práticas pedagógicas. Considerando que a sociedade contemporânea coloca à educação escolar e aos professores a necessidade de rever suas práticas de forma a se colocarem em diálogo criativo com a realidade, a
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pesquisa é pertinente uma vez que contribui com processo de reconhecimento e manejo inteligente de possibilidades e limites, em contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional com reflexos na formação do aluno, na qualidade da educação escolar e no desenvolvimento da sociedade.