A REFLEXÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: dos desafios e das possibilidades.
Formação continuada. Alfabetização. Prática Docente. Reflexão.
A formação continuada dos profissionais da educação tem sido destaque na atual conjuntura educacional. Cada vez mais a educação tem exigido um profissional mais qualificado, preparado e com capacidade de acompanhar às transformações intrínsecas a sociedade contemporânea. Nesse aspecto a formação continuada se torna o meio mais importante para instigar as mudanças na práxis educativa. O presente estudo esta associado à linha de pesquisa “Ensino, formação e práticas pedagógicas”, tendo como foco a seguinte questão que pretendemos desvelar: Como ocorre o desenvolvimento da reflexão na formação continuada de alfabetizadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental de quatro escolas da rede municipal de ensino de Teresina – PI. Nessa perspectiva o estudo tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento da reflexão na formação continuada de alfabetizadores. Com base nesse objetivo o estudo será desenvolvido por meio das narrativas de professoras alfabetizadoras, a partir das seguintes questões norteadoras: Como se caracteriza o processo de formação continuada dos alfabetizadores? Que conhecimentos são privilegiados na formação continuada de alfabetizadores? Quais situações formativas possibilitam a reflexão na formação continuada de alfabetizadores? Que aspectos relativos à alfabetização e ao ser alfabetizador são considerados na reflexão desenvolvida na formação continuada? O desenvolvimento desse estudo tem embasamento teórico – metodológico respaldado nas contribuições de Alarcão (2001), Candau (1997), Brito (2007,2011), Formosinho (2009), Imbernón (2010), Liberali (2010), Marin (1995), Nóvoa (1992, 1998), Passeggi (2008), Pimenta (2001), Soares (2008, 2010) e outros. O Estudo contou com a participação de oito professoras de acordo com os seguintes critérios: ser professor alfabetizador; ter formação em nível superior; ter no mínimo cinco anos de experiência na alfabetização e participar de formação continuada. É um estudo de caráter qualitativo através da pesquisa narrativa, tendo as histórias de vida como metodologia investigativa, que conta como técnica para produção de dados a escrita de um memorial de formação orientado por um roteiro norteador e a realização de entrevistas narrativas através de uma questão geradora. Para estruturação do enfoque teórico – metodológico da análise de conteúdo das narrativas é dado destaque ao pensamento defendido por Bertaux (2010) sobre a apresentação de relato de vida por meio de narrativas. A ação de narrar a própria história, através da escrita textual, possibilita ao sujeito organizar sua narrativa por meio de uma fiel conversação consigo mesmo levando em conta os momentos de formação e de conhecimento; colocando em evidência suas experiências e transformações edificadas ao longo da vida. A partir das técnicas narrativas tornou-se viável a análise das escritas narrativas das alfabetizadoras abordando os objetivos da formação continuada e as expectativas dessa formação; os conhecimentos gerais sobre a profissão e ser professor e os conhecimentos relativos à alfabetização. As narrativas registram ainda o pensamento das alfabetizadoras sobre as situações reflexivas na formação continuada. O estudo contribui para que a formação continuada possa ser efetivada como um meio que favorece a procura de novos conhecimentos teóricos metodológicos para a ampliação profissional e a modificação da prática pedagógica.