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Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMARA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILMARA DA SILVA
DATA: 15/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa -CCE
TÍTULO:

O ensino primário piauiense nos anos de 1930-1940: o currículo como fonte de renovação da instrução pública.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Escola Nova. Ensino primário. Currículo.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa investiga por meio dos fatos históricos referentes à educação brasileira e em especial, piauiense, o processo de renovação da escola primária piauiense, situando-a em relação à modernização educacional que ocorria em nível nacional. Selecionamos como fonte de pesquisa, as Leis e os Decretos. Assim temos como objetivo geral: Analisar na legislação educacional como se constituiu o currículo do ensino primário piauiense nos anos de 1930; como objetivos específicos: 1) Realizar levantamento de fontes documentais e bibliográficas sobre a instrução primária do Piauí entre os anos de 1930 a 1940; 2) Caracterizar o currículo do ensino primário no período referido; 3) Investigar os ideais da escola nova, no que concerne ao currículo. Assim surgiu a seguinte pergunta norteadora desta pesquisa: como se constituiu o currículo do ensino primário do Piauí entre os anos de 1930-1940? O aporte teórico da pesquisa está ancorado em autores da Nova História Cultural como: Burke (1992,2008); Le Goff (2001), na historiografia regional a fundamentação foi feita a partir de Brito (1996), Ferro (1996) Lopes (1996, 2001, 2005) Martins (2009), na Escola Nova com: Azevedo (2010), Nagle (1976), entre outros, que contribuíram significativamente para a elaboração do trabalho. As fontes utilizadas para a pesquisa foram: documentos oficiais disponíveis no Arquivo Público de Teresina (Casa Anísio Brito). Estas fontes permitiram evidenciar o pensamento educacional que estava veiculado através da legislação de ensino, em especial nas escolas primárias. Com os resultados obtidos foi possível observar várias reformas de ensino sendo prescritas em documentos legais e administrativos, onde a renovação escolar foi constituída por um projeto político de cunho social civilizador, que pretendia conduzir a nação, a modernização e a educação do povo. Além disso, mostrou que o movimento reformador ocorrido no Piauí foi resultado do envolvimento de intelectuais do Estado que objetivavam disseminar a educação no Piauí, fundamentado na Pedagogia Moderna sob a influência da Escola Nova.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2498002 - TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 21/01/2016 17:54
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