Articulação ensino e pesquisa na prática docente: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí
Educação. Ensino. Pesquisa. Prática Docente. Entrevista Compreensiva.
As produções teóricas apresentadas neste trabalho advêm de uma pesquisa sobre a articulação ensino e pesquisa na prática docente. Parte do princípio de que a pesquisa tem no ensino elemento indispensável para seu complemento, aperfeiçoamento e que ensinar para/com a pesquisa é exigência formativa do contexto contemporâneo. Adotamos a Entrevista Compreensiva (KAUFMAN, 2012; SILVA, 2006, 2012) como metodologia da pesquisa por ser capaz de evidenciar como os professores do IFPI, que atuam nas licenciaturas, compreendem a articulação ensino e pesquisa em sua prática docente. Mediatizado pelos princípios teóricos metodológicos da Multirreferencialidade (ARDOINO, 1998), Escuta Sensível (BARBIER, 1998, 2007) e Artesanato Intelectual (MILLS, 1982), tendo o discurso oral como unidade de análise, no desvelamento das concepções de ensino e de pesquisa para compreensão sobre a articulação ensino e pesquisa de dez docentes que atuam nos cursos de Biologia, Física, Química e Matemática do IFPI, Campus Teresina Central. As discussões sobre pesquisa estão pautadas nos estudos de André (2012), Demo (2000; 2002; 2011), Ludke (2001) e Zeichner (1993; 2008). Sobre ensino buscamos Perrenoud (2002), Schön(2000) Zabala (2010), Pimenta; Anastasiou (2010), Freire (1981; 1996; 2001) e sobre prática docente discutimos em Franco (2005; 2006; 2008), Freire (1981; 1996; 2001) e Pimenta (2002; 2007). Ao suscitar análises sobre essa temática pretendemos destacar a relevância do tema na formação e prática docente, contribuir com melhores esclarecimentos ou novas olhares sobre o problema, a partir de diferentes ângulos, possibilitando atualização e divulgação do tema em estudo. A História profissional e experiências dos docentes foram essenciais para compreensão dos sentidos por eles atribuídos à articulação ensino e pesquisa. Assim, dentre os elementos necessários à implementação de ações que visem a articulação ensino e pesquisa estão o maior incentivo a pesquisa pela IES e as necessidades formativas sobre os saberes da pesquisa pelos docentes.