As Representações Sociais de Diretores Escolares acerca da Formação de Professores
Educação, Formação Continuada, Qualidade na Educação, Representações Sociais.
A temática desta tese trata da formação de professores, visando apreender as representações sociais de diretores de escolas públicas municipais de Teresina dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o processo formativo de professores. Considerando que o diretor é um dos participantes do processo de formação e que as iniciativas neste campo pouco têm levado em conta as suas reflexões, este estudo propõe-se a buscar uma compreensão do processo de formação de professores a partir das análises dos diretores. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. E especificamente, objetiva identificar a importância da formação, para os diretores escolares, para se ter bons professores nos anos iniciais do ensino fundamental e investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores. Para alcançar os objetivos, adota-se como base teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais, fundamentada em Moscovici (1978) e Jodelet (2001). Os achados desta pesquisa foram analisados à luz dos pressupostos teóricos que o fundamentam, especialmente a partir das contribuições de Demailly (1992), García (1999), Gatti (2002, 2008, 2009), Marin (1995), Maués (2003), Nóvoa (1992); Perrenoud (1993, 2002) , Imbernón (2010). A coleta de dados da pesquisa que originou esta tese deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. A análise de dados foi realizada a partir de procedimento qualiquantitativos e na análise categorial de Bardin (1977). Segundo os entrevistados, a formação de professores efetiva-se com a formação continuada. Os diretores quando sugeridos a falar sobre a Formação Continuada, afirmam que colaboram com o processo de Formação Continuada e a nomearam como Momento de Atualização. A característica principal do bom professor é o Compromisso e que o professor deve, na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ter Afetuosidade, Identidade com a Profissão e Habilidade para Planejar, desafios específicos da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A característica principal das respostas é a de que os diretores valorizam mais o Compromisso do professor que sua titulação. Ou seja, eles valorizam pouco o fato de o professor possuir pós-graduação. Do ponto de vista da gestão escolar, ter um professor corresponde a ter um professor que cumpre o planejamento acordado para sua escola. E ainda, os sujeitos afirmam uma conexão entre a promoção de uma formação de professores através do processo de Formação Continuada e a qualidade na Educação, notadamente de uma educação pública de qualidade.