Notícias

Banca de DEFESA: JOSE FERREIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FERREIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 20/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

Representações Sociais da Qualidade do Trabalho Docente no Ensino Superior Partilhadas por Alunos de Graduação da Universidade Federal do Piauí

 


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Docente. Ensino Superior. Qualidade. Representações Sociais.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A qualidade do trabalho docente no ensino superior no Brasil tem recebido maior atenção nos últimos anos, sobretudo a partir das primeiras avaliações educacionais, em larga escala, implementadas pelo Ministério da Educação, no final de 1980. A definição do termo qualidade não é consensual, incorporando um sentido complexo e abrangente. Com base neste entendimento, realizamos esta pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo analisar as representações sociais da qualidade do trabalho docente no ensino superior partilhadas por alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina. Recorremos, para tanto, à Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978) para apreendermos os sentidos presentes no senso comum relacionados à qualidade do trabalho docente. Buscamos na História da Educação elementos que fundamentassem o processo de construção do objeto de estudo, bem como na Didática subsídios para relacionarmos as representações elaboradas pelos alunos à compreensão científica do que se traduz a prática docente. Foram sujeitos da pesquisa 30 alunos de graduação da Universidade Federal do Piauí em Teresina, investigados a partir de entrevista semiestruturada com roteiro de oito questões. Já para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo por meio da técnica de Análise Categorial, conforme Bardin (1977). Os resultados alcançados revelam que as representações sociais da qualidade do trabalho docente no ensino superior para os sujeitos desta pesquisa estão associadas a fatores relacionados à metodologia, qualificação, domínio de conteúdo, compromisso, relacionamento, motivação e avaliação, dentre outros. Os resultados revelaram ainda, a partir das representações sociais apreendidas, que o trabalho docente de qualidade ruim gera um comprometimento no rendimento acadêmico dos sujeitos, ocasiona desmotivação e demanda maior esforço e mais estudo por parte dos sujeitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 1167542 - GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS
Externo à Instituição - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA DE CARVALHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 03/06/2016 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | jbdocker01.instancia1 04/11/2024 18:24