TRAVESSIA COLABORATIVA: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DO IFMA - CAMPUS CAXIAS
Significados e Sentidos. Necessidades formativas. Prática Docente.
Este estudo investiga os significados e sentidos de docência relacionando-os com as necessidades formativas produzidos por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, campus Caxias. Especificamente, identifica os significados e os sentidos de docência produzidos pelos professores, relacionando-os às necessidades formativas; caracteriza as práticas docentes desenvolvidas, a fim de relacioná-las aos significados e sentidos de docência; analisa a relação das necessidades formativas dos professores com os sentidos e os significados de docência produzidos na perspectiva do desenvolvimento de práticas docentes críticas. A pesquisa foi desenvolvida com três professores do referido campus e uma professora da rede municipal de ensino de Teresina. O estudo adota os princípios do Materialismo Histórico Dialético. A compreensão de significado e sentido tem sua base em Vigotski (2009), aliada aos princípios da Pesquisa Colaborativa, embasadas em Liberali (2010) e Ibiapina (2014), entre outros. A produção dos dados foi desenvolvida por meio de entrevistas, encontros colaborativos e de sessões reflexivas e a análise utilizada foi realizada como base nos pressupostos da Análise do Discurso Crítica. No processo de análise, os significados e sentidos de docência são caracterizados por meio das categorias: técnica, tecnológica e crítico-reflexiva, relacionados com as práticas docentes disciplinadora, polivalente e crítica. A pesquisa oportunizou aos partícipes por meio da formação contínua, a compreensão das práticas docentes sob a perspectiva do devir assim como reconheceram a necessidade de novas formas de linguagem, planejamento e avaliação, considerando a dinamicidade da sociedade que vivemos e as implicações desta no contexto do campus que trabalham. A pesquisa concluiu que a relação dos significados e sentidos de docência com as necessidades formativas produzidas pelos partícipes apresenta-se de forma diversificada quanto às categorias delineadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indica a necessidade de expansão no que concerne aos significados e sentidos de docência técnica e tecnológica relacionados às necessidades formativas de aperfeiçoamento e capacitação, por outro lado, apontou situações em que foi evidenciada aproximação dos significados e sentidos de docência crítico-reflexivo permeados por uma formação contínua de professores em contexto colaborativo.