A TECITURA DA INCLUSÃO ESCOLAR NA DOCÊNCIA SUPERIOR: UMA TRAMA COLORIDA POR NARRATIVAS DE FORMAÇÃO
Formação de professores. Docência Superior. Inclusão escolar. Narrativas.
No Brasil, de forma mais intensa na última década do século XX e início deste século, a escola do sistema regular de ensino tem vivenciado grandes dificuldades relacionadas à inserção de alunos com deficiência. No Brasil, enquanto determinação legal, a matrícula desses alunos tornou-se uma realidade e os professores, em todos os níveis de ensino, tornaram-se os responsáveis por realizar a inclusão escolar de todos na escola, inclusive dos alunos com deficiência. No âmbito da docência superior, os professores do Curso de Pedagogia têm sido desafiados a adequar suas práticas pedagógicas em função da demanda de formar professores na perspectiva da Educação Inclusiva. Entretanto, os professores de Pedagogia não receberam uma formação pautada nos princípios da inclusão escolar. Ao contrário, a maioria desses professores teve sua formação conduzida pela pedagogia tradicional, marcada por práticas educativas homogeneizadoras, pautadas na concepção da deficiência associada à inaptidão e à incapacidade. Frente a esse desafio que se apresenta aos professores de pedagogia, defendemos a seguinte tese: a formação de professores para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, na perspectiva da inclusão escolar, exige dos professores de Pedagogia a construção/reconstrução de conhecimentos profissionais, de habilidades e de atitudes crítico-reflexivas para o desenvolvimento de um processo formativo em consonância com os princípios e fundamentos da educação inclusiva. Nessa perspectiva, discorrendo sobre o tema “A tecitura da inclusão escolar na docência superior: uma trama colorida por narrativas de formação”, o desenvolvimento da pesquisa toma como referência a compreensão de que a formação do professor é um processo dinâmico, que deve ser conduzido e inspirado pelas necessidades da realidade educacional, o que implica na capacidade de gestar as mudanças, administrar as incertezas, trabalhar com o novo, com as tecnologias e com o ser humano inacabado. O objetivo geral da pesquisa foi o de investigar como os professores do Curso de Pedagogia têm conduzido o ensino, na perspectiva de formar professores para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, capazes de realizar a inclusão escolar de alunos com deficiência. No sentido de alcançar esse objetivo, buscou-se realizar uma pesquisa narrativa, utilizando como técnicas de produção de dados o Memorial de Formação e Grupos de Discussão. Observou-se que esta opção metodológica propiciou aos professores pesquisados um maior aprofundamento sobre seus processos formativos que envolvem a produção do saber e do saber ensinar na perspectiva da educação inclusiva. Como interlocutoras da pesquisa foram selecionadas seis professoras do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. A relevância da pesquisa encontra-se na necessidade emergente de ouvir os professores formadores de professores sobre sua atualização profissional no que concerne à Educação Inclusiva, considerando que os mesmos estão em formação contínua e que devem acompanhar as inovações da docência superior no sentido de atender às novas demandas educacionais. Pretendemos que esta pesquisa contribua para subsidiar outros estudos sobre essa temática, com vistas em atender às demandas da sociedade contemporânea que tem na inclusão social seu maior desafio.