Notícias

Banca de DEFESA: CLAUDIA MARIA LIMA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA MARIA LIMA DA COSTA
DATA: 30/08/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

MODOS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVAS DE VIDA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ser professor. Educação Profissional. Narrativas de vida.

 

 


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A educação profissional insere-se no contexto socioeducacional como uma formação requerida no mundo do trabalho, pois não é possível conceber a ideia de sujeito inserido socialmente sem que este construa laços de pertencimento por meio da educação e do trabalho. O contexto de uma sociedade essencialmente desigual e contraditória influencia a educação profissional e, de modo especial, os modos de ser professor nessa modalidade educativa. O estudo tem como ponto de partida a seguinte questão-problema: Que modos de ser professor são produzidos nas trajetórias docentes na educação profissional na perspectiva de explicitar os conhecimentos da prática docente? Esta indagação ensejou o seguinte objetivo geral: Investigar os modos de ser professor na educação profissional explicitando os conhecimentos que subsidiam a prática docente. O objetivo geral teve como desdobramento as seguintes questões norteadoras: a) O que pensam os professores sobre ser professor na educação profissional? b) Que mudanças os professores efetivaram em seus  modos de ensinar e de ser professor na educação profissional? c) Que atribuições os professores da educação profissional assumem no desenvolvimento da prática docente? d) Como os conhecimentos da formação e da experiência profissional contribuem para a reelaboração dos modos de ser professor na educação profissional? e) Que conhecimentos são necessários para o desenvolvimento dos modos de ser professor na educação profissional? Construiu-se a tese de que entre os modos de ser professor na educação profissional enfatiza-se a formação técnica e os conhecimentos do conteúdo específicos desta formação, embora, seja possível ressaltar ações pontuais que visam influenciar uma relação autônoma entre mundo do trabalho e mundo produtivo. O estudo fundamenta-se na pesquisa narrativa e utiliza as contribuições teórica e metodológica de Bauman (2007, 2008, 2010), Mclaren (1997), Frigotto (1998, 2016), Saviani (2007), Kuenzer (1997, 1998), Tardif (2002), Montero (2005), Shulman (2005), Nóvoa (1992; 1995), Brito (2010, 2014), Schütz (2011), Jovchelovitch; Bauer (2014), Bardin (2011), Passegi (2008) entre outros. As fontes de produção de dados utilizadas foram os memoriais e as entrevistas narrativas de sete professores que atuam na educação profissional. O estudo constata que as percepções sobre ser professor na educação profissional, são diversas em razão das circunstâncias pessoais e profissionais. A reelaboração dos modos de ser professor e de ensinar reflete o ato dos professores de se movimentarem pessoal e profissionalmente para atender as exigências do vir a ser melhores professores. O desenvolvimento da prática docente na educação profissional deixa claro que a mesma não é um encadeamento linear, único, acabado, mas, é por meio dela que a aprendizagem da profissão é vivenciada em um transcurso muitas vezes de erros e acertos. Os conhecimentos considerados como importantes para o desenvolvimento da prática docente vinculam-se, de um modo geral, aos conhecimentos específicos da área de atuação de cada interlocutor. Os conhecimentos da formação e da experiência são diversos e estão relacionados com a: associação entre conhecimento pedagógico e técnico, a melhoria das estratégias de ensinar, a aprendizagem da pesquisa da própria prática, aprendizagem de estratégias de relacionamento interpessoal e o compromisso com o processo ensino-aprendizagem.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 08/08/2016 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb17.ufpi.br.instancia1 04/11/2024 18:29