A escola pública de tempo integral tem sido defendida como mecanismo indutor da qualidade da educação no Brasil. Reconhecendo a importância das políticas voltadas à sua materialização, a presente pesquisa avaliou o processo de implementação na rede estadual de educação do Piauí, no período de 2009 a 2015, mediante a caracterização das políticas públicas para a escola de tempo integral; a identificação da concepção e dos interesses que motivaram a implementação da política e a investigação dos condicionantes do processo de implementação no Estado. O aporte teórico que norteou a investigação perpassou pelos estudos de Gramsci, Cavaliere, Menezes, Höfling, Paro, Maurício, Dias, Draibe, Silva, entre outros. A pesquisa, de natureza avaliativa, com abordagem quali-quantitativa, envolveu análise documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas nas escolas de tempo integral e na Secretaria Estadual de Educação do Piauí. Os questionários receberam tratamento estatístico e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa revelou um processo crescente de implementação das escolas de tempo integral na rede estadual de educação do Piauí, motivado pela decisão dos gestores e pela adesão da comunidade escolar. A implementação foi condicionada pela ausência de um projeto global para a política no Estado, sendo efetivada sem o devido planejamento, o que ocasionou na execução da proposta sem as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento.