RESUMO
A presente dissertação resulta de pesquisa sobre a ação educativa de Raimundo José do Nascimento – o griô Zé Santana, e sua influência na educação, história e cultura do povo do município de Ilha Grande do Piauí, de 1970 a 2015 – período que compreende a trajetória de Zé Santana nas tradições culturais da citada região, desde a sua primeira atividade até a sua última participação oficial em trabalhos voltados à cultura. O objetivo geral do estudo foi interpretar a ação educativa desse griô e sua influência na educação, história e cultura dos ilhagrandenses, verificando como se deu o seu processo de formação como um educador cultural nesse território. Especificamente, almejamos: organizar o acervo escrito de Zé Santana em categorias textuais; identificar traços pertinentes à história e à memória cultural de Ilha Grande do Piauí na obra do griô em questão; analisar a ação educativa de Zé Santana como um possível educador cultural; e mostrar a importância da utilização do acervo escrito de Zé Santana como material educativo para as escolas do citado município. Mediante uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método de Análise de Conteúdo com características do método de História Oral, o estudo contemplou a análise da obra escrita de Zé Santana e o conteúdo de seis entrevistas realizadas como moradores de Ilha Grande do Piauí, relacionando-os com aspectos da educação, história e cultura desse povo. A base teórica contemplou: no aporte sobre história, cultura e memória, fontes como, Burke (1991; 1992; 2005), Ferro (2010), Chartier (1990), Halbwachs (1990) e Laraia (1986); na metodologia foram considerados os estudos de Bardin (2016), Meihy (1996), dentre outros; e no campo educacional, foram consultados autores como, Brandão (2007), Gohn (2006), Freire (1987) e outros. A pesquisa mostrou que: a educação é um fenômeno que se manifesta para além da sala de aula; a cultura é um importante mecanismo para se mediar ações educativas em diversos contextos; o griô Zé Santana possibilitou através do acervo escrito que produziu, bem como das ações que realizou, formas de educar a partir dos seus saberes e fazeres na comunidade de Ilha Grande do Piauí, tornando-se um educador cultural, portanto, uma referência importante para a educação e cultura dessa comunidade.