No contexto de avanço de propostas de revisão do papel do Estado na sociedade, como esforço para superação da crise do capitalismo, fomentou-se a construção de um novo projeto ideológico mundial constituído por estratégias políticas, econômicas e jurídicas que se materializaram em reformas gerenciais estatais. Neste contexto, reconfigurou-se o papel do Estado na promoção das políticas sociais, em intenso movimento de descentralização que envolve as parcerias com a esfera privada. A educação, como parte integrante dessas políticas, vivencia um processo de privatização, mediante parcerias público-privadas decorrente da adoção de sistemas de ensino, estes concebidos pelos gestores como soluções educacionais para o alcance da qualidade. Em Teresina, o referido movimento de privatização tem como uma de suas expressões a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Alfa e Beto para aquisição de sistemas de ensino, o que tem afetado as condições de trabalho dos docentes da rede municipal. Considerando o referido contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as convergências e/ou divergências existentes entre as proposições do Programa Alfa e Beto e o Estatuto e Plano de Cargos e Salários do Magistério da Rede Municipal de Educação de Teresina-PI no que se refere às garantias e aos direitos para o exercício do labor docente. Conduzida pelo método materialismo histórico e dialético, a presente pesquisa, para fomentar a discussão sobre o contexto histórico-político e econômico que fundamenta as parcerias entre as redes educacionais públicas brasileiras e as organizações de iniciativa, tem como referências os seguintes autores: Harvey (2011), Adrião et al (2009), Gentili (1999), Adrião e Peroni (2005), Ball e Yodell (2008), Hypolito (1999, 2009), Oliveira (2004, 2010), entre outros. O percurso metodológico compreendeu uma abordagem mista de cunho exploratório, em que foram utilizadas como técnicas a análise documental, aplicação de questionários com docentes que trabalham com o Programa em discussão e entrevistas semiestruturadas com 19 profissionais da educação pertencentes a quatro Centros de Educação Infantil da rede pública municipal de Teresina-PI, entre eles professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, nos termos de Bardin (1997). Entre os resultados preliminares, identifica-se que a implantação do Alfa e Beto no âmbito da Educação Infantil reflete um processo de privatização do tipo exógena e endógena, considerando as influências que exerce sobre a gestão desta etapa de ensino, bem como sobre o docente no que se refere às condições objetivas de trabalho, à valorização pecuniária e à autonomia sobre os processos educativos.