O presente trabalho desenvolvido no município de Assunção do Piauí tem como espaço delimitado a comunidade remanescente de quilombo Sítio Velho. A tese da pesquisa consiste em demonstrar, que os processos de educação social e escolar, utilizam uma variedade de mediações para potencializar a coesão interna da comunidade quilombola para além da questão da terra. Deste modo, o estudo objetiva investigar como as políticas educacionais baseadas nos elementos raciais e culturais contribuem para a compreensão dos processos de educação social e escolar como formas de fortalecer a coesão interna do quilombo para além da narrativa comum da luta pela terra. Especificamente, propõe identificar as políticas educacionais na perspectiva da diversidade étnico-racial desenvolvida em Sítio Velho; caracterizar os aspectos teóricos e metodológicos utilizados nas/pelas educações e descrever os procedimentos metodológicos das práticas educativas utilizadas pelos agentes educativos da escola e comunidade. O estudo apoia-se no método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa que utiliza como técnicas para acessar as informações necessárias à pesquisa, a observação participante, rodas de conversa e a entrevista semiestruturada. A base teórico-metodológica da investigação está ancorada nas leituras de Moura (2014), Gorender, (1980), Gomes (2015), Brandão (2015), Lima (2005), Mott (1985), Boakari (2005), Almeida (2006, 2011), Arruti (2008, 2010) O’Dwyer (1995, 2002), Leite (1990, 1996, 2000, 2002), Nunes (2006, 2008), Freire (1977, 1985), Candau (2010), Silva (2010), Santos (2010), Quijano (2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (2007) e outras/os pesquisadoras/es. A pesquisa revela proximidades e distanciamentos entre práticas educativas e os conteúdos do currículo escolar; a necessidade de contar e recontar as histórias da comunidade das mais variadas formas possíveis; a atitude de rompimento com os silenciamentos da escola sobre o racismo, assim como, transformar as práticas docentes limitadas ao domínio de métodos e técnicas de ensino em práticas transformadoras e emancipadoras.