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Banca de DEFESA: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO
DATA: 21/02/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: CONTRIBUTOS DA ANA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL PÚBLICA DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em Larga Escala. ANA- Avaliação Nacional da Alfabetização. Prática Pedagógica.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas”. Na pesquisa busca-se resposta para a seguinte questão-problema: quais as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização? Tem como objetivo geral analisar as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização. A fundamentação do estudo tem embasamento teórico respaldado em documentos oficiais, tais como: Documento SAEB (BRASIL, 2008), Documento Básico (BRASIL, 2013), Relatório ANA 2013/2014 (BRASIL, 2015), Relatório de Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (BRASIL, 2004) e os PCN (BRASIL, 2000). Sobre avaliação educacional tem como referencia as contribuições de Vianna (2005), Afonso (2000), Sousa (1998) e Pontes (2004). A temática alfabetização e letramento e alfabetização matemática apoiam-se nas ideias de Barbosa (2008), Soares (2003), Ferreiro (2001), Danyluk (2015), Santos, Oliveira e Oliveira (20015) e Antunes (2007). Para compor o aporte teórico acerca das práticas pedagógicas trabalhamos com Zeichner (1993), Garcia (2003), Tardif (2001), Zabala (1998) e Souza (2009). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva que utiliza-se como técnica de produção de dados do questionário para traçar o perfil dos sujeitos e da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre o objeto de estudo. A pesquisa contou com a participação de 4 professores que atuam nas turmas de 3° ano do Ensino Fundamental, 4 diretores e 4 pedagogos de quatro escolas públicas da rede municipal de Teresina/PI, sendo duas de zona rural e duas de zona urbana. Para estruturação analítica optou-se pela técnica de análise de conteúdos, a partir da concepção de Bardin (1977) e Franco (2012). O estudo revelou que há avanços nas escolas em que os resultados da avaliação em larga escala são analisados pelo coletivo escolar, a fim de propor intervenções que possam promover a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de competências, a partir dos resultados alcançados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Notícia cadastrada em: 07/12/2017 11:21
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