O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas”. Na pesquisa busca-se resposta para a seguinte questão-problema: quais as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização? Tem como objetivo geral analisar as contribuições da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA para redimensionar a prática pedagógica no Ciclo de alfabetização. A fundamentação do estudo tem embasamento teórico respaldado em documentos oficiais, tais como: Documento SAEB (BRASIL, 2008), Documento Básico (BRASIL, 2013), Relatório ANA 2013/2014 (BRASIL, 2015), Relatório de Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (BRASIL, 2004) e os PCN (BRASIL, 2000). Sobre avaliação educacional tem como referencia as contribuições de Vianna (2005), Afonso (2000), Sousa (1998) e Pontes (2004). A temática alfabetização e letramento e alfabetização matemática apoiam-se nas ideias de Barbosa (2008), Soares (2003), Ferreiro (2001), Danyluk (2015), Santos, Oliveira e Oliveira (20015) e Antunes (2007). Para compor o aporte teórico acerca das práticas pedagógicas trabalhamos com Zeichner (1993), Garcia (2003), Tardif (2001), Zabala (1998) e Souza (2009). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva que utiliza-se como técnica de produção de dados do questionário para traçar o perfil dos sujeitos e da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre o objeto de estudo. A pesquisa contou com a participação de 4 professores que atuam nas turmas de 3° ano do Ensino Fundamental, 4 diretores e 4 pedagogos de quatro escolas públicas da rede municipal de Teresina/PI, sendo duas de zona rural e duas de zona urbana. Para estruturação analítica optou-se pela técnica de análise de conteúdos, a partir da concepção de Bardin (1977) e Franco (2012). O estudo revelou que há avanços nas escolas em que os resultados da avaliação em larga escala são analisados pelo coletivo escolar, a fim de propor intervenções que possam promover a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de competências, a partir dos resultados alcançados.