Está inscrito constitucionalmente que é preciso formar recursos humanos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso uma educação em Odontologia para além do céu da boca, uma educação como prática humana e social. Em 2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propõem mudanças no ensino da Odontologia e intencionam a formação de profissionais autônomos, capazes de assegurar a integralidade da atenção, bem como a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Dito de outro modo, as DCN buscam a formação de um profissional com discernimento para subverter a lógica da boca sem corpo, uma vez que ela, a boca, não é apenas a área de atuação do cirurgião-dentista, muito menos um campo de estudo durante o processo de graduação em odontologia. A boca humana, para além de seus atributos fisiológicos (fala, manducação e sexualidade), assume também uma dimensão social, psíquica e cultural. As mudanças no currículo do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, após as DCN, viabilizaram uma formação mediada pela integração ensino-serviço-comunidade, por meios dos estágios supervisionados extramuros. Nesse sentido, este estudo objetiva compreender como o encontro universidade-comunidade influencia os jovens discentes no processo de ensino e aprendizagem em Saúde Bucal Coletiva na formação em Odontologia na Universidade Federal do Piauí em diferentes práticas educativas na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sociopoética e contou com a participação de nove discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí. O conteúdo empírico foi produzido por meio de técnicas artísticas em oficinas sociopoéticas. A análise dos dados será feita, também, utilizando a abordagem sociopoética. A sustentação teórica do trabalho edifica-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia, nas diretrizes e princípios das políticas públicas voltadas para formação do profissional de saúde baseada na integração ensino-serviço-comunidade e nos autores como Adad (2010, 2012, 2014); Botazzo (2013); Ceccim; Feuerwerker (2004); Larrosa (2002); Foucault; Deleuze (2012); Merhry (1997); Morin (2011, 2012) e Serres (2013).