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Banca de DEFESA: RAIMUNDA ALVES MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA ALVES MELO
DATA: 17/12/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa. Educação do Campo. Formação de Professores
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo (LEDoC) para a mudança da prática educativa de professores. O processo de investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e  Epistemologia da Prática profisisonal (NIPEEPP). De modo geral objetivou analisar as mudanças da prática educativa de professores que trabalham em escolas do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI de Teresina. Especificamente, envidou esforços para delinear a trajetória de constituição da educação do campo nos contextos nacional e piauiense, com ênfase no histórico do Programa de Apoio à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO); caracterizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campoe suas interfaces com a prática educativa; identificar as concepções, conhecimento, saberes e princípios que orientam a formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Campus de Teresina e conhecer aspectos da prática educativa que constituem mudanças decorrentes da participação dos professores na  LEdoC. O cenário da pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, vinculado ao Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Partciparam da pesquisa 05 (cinco) professores do 8º períodos do curso, residentes no município de Timon (MA). As discussões teóricas fundamentaram-se em autores como: Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho (2009), Freitas (2011), Molina e Freitas (2011), Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire (2013, 2014), Molina (2015), dentre outros. O direcionamento metodológico foi a pesquisa qualitativa crítica com abordagem etnometodológica, tendo como referencial teórico Coulon (1995), Kincheloe e MacLaren (2006), Minayo (2007), Carspecken, (2011), dentre outros. A produção dos dados empregou  como técnicas: o questionário, a observação simples e a análise documental e rodas de conversas, cujos instrumentos tiveram a orientação de Gil (2011), Richardson (2012), Freire (2002) e Warschauer (2004). Os dados foram organizados em eixos categoriais e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (1979).  Os resultados apontam que a  inserção no LEdoC provoca mudanças na prática educativa de professores em alguns apectos como: a politização da docência, o desenvolvimento de metodologias que respeitam, valorizam e integram os saberes culturais dos estudantes aos conhecimentos escolares e a realização de procedimentos de avaliação numa perspectiva formativa. Estas evidências asseguram a tese de que o referido curso desenvolve processos educativos que contemplam conhecimentos específicos da formação de professores articulados com os saberes da cultura camponesa, promovendo reflexões críticas e ações prático e teóricas que favorecem mudanças na prática educativa de professores do campo. O estudo, portanto,  ao reconstituir a trajetória da educação do campo no Brasil, adentra no lócus deste  processo para promover uma  reflexão sobre a LEDoC, contribuindo simultaneamente para preencher uma lacuna no campo do conhecimento científico nessa área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo ao Programa - 1167876 - LUCINEIDE MORAIS DE SOUZA
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE
Externo à Instituição - Damián Sánchez Sánchez - UFES
Notícia cadastrada em: 22/11/2018 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 04/11/2024 18:15