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Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁTIMA LETÍCIA DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁTIMA LETÍCIA DA SILVA GOMES
DATA: 19/02/2019
HORA: 08:30
LOCAL: cce/ppged
TÍTULO: PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS NO PIAUÍ: história e memoria da Escola Especializada Professora Consuelo Pinheiro (1970 -1996)
PALAVRAS-CHAVES: Educação de surdos. História da Educação. Instituição Escolar.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo revisitar a história e memória da Escola Especializada Professora Consuêlo Pinheiro de 1970 a 1996, o recorte temporal se justifica pelo fato de 1970 ter sido inaugurada no Piauí a primeira escola especializada para surdos no Piauí, e 1996 se refere o ano da promulgação da nova LDB nº. 9394 que reorganiza a educação especial a ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e não somente nas escolas especializadas, com isso houve uma reorganização das escolas especializadas. A pesquisa terá como aporte teórico, os estudos de Galvão e Lopes (2010) que tratam sobre a pesquisa em história da educação; nos estudos de Magalhães (2004) e Nosella e Buffa (2013) que analisam a história das instituições escolares; Meihy e Holanda (2010) e Alberti (2004) que embasam a metodologia da história oral; Chartier (1990), Burke (1990) e Le Goff (2005) que subsidiam a história nova cultural. Quanto à historiografia brasileira fundamenta-se nos trabalhos de Romanelli (2005), Ribeiro (1998); e na historiografia Piauiense nos estudos de Brito (1985, 1986, 1996). Sobre a história da educação das pessoas com deficiência no Brasil fundamentou-se em Jannuzzi (2012), Mazzotta (2011) e Bueno (2016); em especial nos estudos sobre a história da educação de surdos no Brasil desenvolvidos por Soares (2005), Rocha (2007) e Cunha Jr. (2015) e sobre a história da educação especial no Piauí em Rosado (2010).  Os relatos orais recolhidos por meio de entrevistas filmadas e gravadas com três alunos surdos, três professores, um gestor e três representantes da comunidade que vivenciaram o processo de escolarização dos surdos no Piauí de 1970 a 1996. Além da história oral, busca-se as fontes escritas (documentos oficiais, atas, leis, reportagens de jornais) e as fontes icnográficas (fotografias) do período citado. A partir da análise dos dados coletados até a presente data, apontam que a Escola Especial Profª.. ªConsuelo Pinheiro, fundada pela Associação de Pais e amigos dos Excepcionais(APAE) em 1970, foi a primeira instituição Piauiense a oferecer educação especializada para crianças e jovens surdos, funcionava em caráter filantrópico, com recursos de doações da sociedade civil e dos associados, recebia apoio financeiro e acompanhamento da Secretaria Estadual de Educação. Os alunos atendidos na instituição eram em sua maioria de baixa renda, as atividades desenvolvidas eram divididas em pedagógicas e clinico-terapêutico pautadas no processo de desenvolvimentos da fala dos surdos (oralização), havia também oficinas manuais de preparação para o trabalho.  A partir dos anos 1980 os alunos surdos eram transferidos para classes especiais na escola regular para prosseguirem os estudos ginasial.  Mesmo com o processo de inclusão vivenciado nos anos 1990 nas escolas da rede regular de ensino piauiense, a Escola Especial Prof.ª Consuelo Pinheiro se manteve com atendimento especializado para crianças surdas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - ADRIANA ARAÚJO PEREIRA BORGES - UFMG
Notícia cadastrada em: 08/02/2019 09:57
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