As necessidades formativas de professores tem surgido como um aliado no processo de formação de professores, onde exercem papel valoroso no processo de planificação das ações voltadas para formação continuada de professores, bem como para a tomada de decisões, até mesmo porque as mudanças ocorridas no seio da sociedade tem sido de forma acelerada, dificultando o acompanhamento de tal processo. Apresentamos o seguinte problema de pesquisa: Quais as necessidades formativas de professores provenientes da prática docente na Educação Profissional do IFPI? O estudo objetiva de forma geral analisar as necessidades formativas de professores provenientes da prática docente na Educação Profissional do IFPI. Especificamente: Conhecer o perfil do professor da Educação Profissional do IFPI; Descrever como os professores concebem suas necessidades formativas; Identificar as necessidades formativas que os professores apontam como relevante para o desenvolvimento da prática docente; Compreender como a formação inicial e continuada contemplam as necessidades formativas dos professores da Educação Profissional do IFPI. O percurso metodológico firma-se numa abordagem qualitativa, com adoção do método autobiográfico para trazer à tona os elementos para a discussão das narrativas dos professores. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Piripiri. Para o procedimento de coleta e produção de dados serão utilizados o questionário e a técnica da entrevista narrativa. Por fim, para o tratamento dos dados coletados faremos uso da análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). O referencial teórico deste estudo está embasado em autores que tem estudos sobre a formação inicial como: Garcia (1999), Giroux (1997), Pacheco e Flores (1999), Gatti (2009), Contreras (2012), Ramalho etc al. (2014), Ramalho e Nunez (2011); sobre formação continuada são utilizadas as contribuições de Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2016), Pimenta e Ghedin (2002), Mariconi et al. (2017); e quanto as necessidade formativas: Rodrigues e Esteves (1993), Giorgi et al. (2010), Bandeira (2014), dentre outros. De maneira parcial o estudo aponta a necessidade de tecer olhares em relação ao processo de formação docente, levando em consideração as necessidades formativas que emergem a partir da prática.