O presente trabalho se propôs investigar acerca do Plano de Estudo (PE) mediação pedagógica da Pedagogia da Alternância, cuja função está em articular tempos/espaços/saberes para uma formação significativa no campo. A Pedagogia da Alternância, a fim de materializar-se, utiliza o PE, como uma das mediações pedagógicas da Alternância, que articula os processos formativos fundamentados na prática educativa associada com a prática pedagógica. A pesquisa se desenvolveu na Escola Família Agrícola dos Cocais – EFA COCAIS. O problema suscitado para consubstanciar a investigação desse trabalho remeteu a seguinte questão: Como o PE, mediação pedagógica da Pedagogia da Alternância, articular a dimensão problematizadora nos tempos, espaços e saberes diferenciados na EFA COCAIS? Estando a proposta de formação da Alternância direcionada para um projeto político participativo, significativo, contextualizado, fundamentado, portanto, para uma formação problematizadora, torna-se imprescindível nesta investigação a compreensão da prática educativa como dimensão que se materializa nos processos formativos na EFA COCAIS mediada pelo PE. Segundo este entendimento, como fundamentação teórica a pesquisa, no que se refere às discussões sobre prática educativa, fundamentou-se pelas concepções de Freire (1987) entre outros. No que se refere a discussão teórica sobre a Pedagogia da Alternância, nesta perspectiva, o aporte teórico foi Gimonet (2007) García-Marirrodriga (2010), Silva (2012) e Jesus (2011). A metodologia que conduziu a investigação foi o Estudo de Caso de Caráter Etnográfico em conformidade com abordagem qualitativa. Neste sentido, com relação ao caráter etnográfico fundamentou-se, sobretudo na perspectiva de André (1995). As técnicas de produção de dados foram a observação participante sistematizada através do diário de campo, entrevista etnográfica e os diários de prática educativa. Os sujeitos participantes da pesquisa forma 02 professores, 02 membros da Associação de pais, 02 professores responsáveis pela gestão administrativa, 03 estudantes do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária. Para a análise e compreensão dos dados produzidos em lócus foi utilizada a análise do discurso na perspectiva de Bakhtin referenciado nas obras de Brait (2005) e somando-se a esta perspectiva trouxemos Fairclough (2008). Este trabalho de investigação significou a compreensão do PE da Pedagogia da Alternância como mediação formativa, intensa, construída a partir do envolvimento dos sujeitos, bem como através da compreensão a ela atribuídos. Essa mediação apresentou-se também com dimensão problematizadora no sentido de sua intencionalidade encontrar-se perspectivada por este viés. Vale ressaltar que a tônica neste trabalho é a pluralidade de sentidos e nuances que esta mediação educativa, Pano de Estudo, apresenta em conformidade com sua intencionalidade problematizante. Por fim, o estudo nos mostrou existir lacunas no que definimos como ciclo de desenvoltura do PE na EFA Cocais, este fato ocasiona no rompimento da trajetória de sua função problematizadora que deveria encaminhar para ações concretas de retorno no meio sócio profissional dos estudantes.