O trabalho consiste no estudo acerca do fenômeno “Apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio”, tendo como objetivo primário analisar como se constitui o processo apropriação-objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio e objetivos secundários: 1) analisar significações produzidas pelos professores sobre como os estudantes se apropriam e objetivam os conteúdos na atividade de ensino e aprendizagem; 2) apreender na atividade de ensino e aprendizagem situações sociais que evidenciam apropriação e objetivação dos conteúdos escolares pelos estudantes; 3) analisar significações produzidas pelos estudantes sobre os conteúdos escolares. Busca-se à luz de teóricos como Afanasiev (1982), Burlatski (1982), Bernardes (2012), Duarte (2000, 2008, 2016), Gramsci (2011), Lefebvre (1975), Leontiev (1978), Lessa e Tonet (2011), Luria (2011), Maceno (2017), Marques e Carvalho (2015, 2016), Martins (2010, 2015), Marx (2002), Mészáros (2005), Paulo Netto e Braz (2012), Podossetnik e Yakhot (1967), Rosar (2018), Rubinstein (1973), Sandri (2017), Saviani (2007, 2011, 2005), Spinoza (2008), Tanamachi (2014), Tuleski (2008), Vigotski (1996, 1998, 2009, 2010, 2018), dentre outros, discutir as principais mediações que determinam o desenvolvimento do estudante do Ensino Médio na dialética apropriação e objetivação dos conteúdos escolares. A pesquisa é de natureza crítica, orientada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, por sua vez, fundamentam-se nas leis, princípios e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Considerando o método da investigação, optou-se por realizar pesquisa-formação como propõe Longarezi (2013), tendo em vista que este tipo de pesquisa instiga os interlocutores a refletirem criticamente sobre sua atividade em contexto de colaboração e por meio de estudos teóricos. O campo da pesquisa é uma escola filantrópica que atende crianças e adolescentes provenientes da periferia da cidade de Teresina-PI. Nessa escola, desenvolve-se há aproximadamente doze meses projeto de extensão de formação contínua dos professores. Participam da pesquisa como interlocutores 01 professor e uma turma de alunos da 1ª série do Ensino Médio da referida escola. Para produção das informações foi escolhido instrumentos coerentes com os objetivos propostos: questionário on-line, entrevista, observação participante, vídeo gravação e análise documental. Os resultados alcançados até o momento com a pesquisa revelam que a educação escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno quando possibilita a apropriação de qualidades humanas mais desenvolvidas, ou seja, quando esse aluno se apropria de conhecimentos que ampliam suas relações com o mundo, como assevera Vigotski (2018). A investigação também tem evidenciado, até o momento, que o modo como os alunos se apropriam dos conteúdos favorece esse desenvolvimento e que a objetivação destes pode ajudar os professores a encontrarem melhores alternativas metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. A pesquisa segue com as etapas que envolvem observação, entrevista e vídeo-gravação com os interlocutores da pesquisa e com a observação participante em sala de aula para a análise de situações concretas nas quais seja possível avaliar o nível de objetivação dos conteúdos escolares pelos estudantes e a qualidade dessas objetivações.