O presente trabalho acadêmico busca investigar se os Cursos de Licenciatura da UFPI promoveram efetiva inserção da Educação em Direitos Humanos em seus Projetos Pedagógicos e em suas Matrizes Curriculares, conforme estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Discute-se o processo de inserção da Educação em Direitos Humanos nos Cursos de Licenciatura da UFPI, mediante a metodologia de Estudo de Caso, com técnicas de análise documental e de conteúdo, considerando-se as abordagens teóricas tradicionais, críticas e pós-críticas sobre educação em direitos humanos. Parte-se de uma contextualização do processo de afirmação histórica dos direitos humanos. Promove-se a problematização dos preconceitos e conceitos mais comumente desenvolvidos em torno da ideia dos direitos humanos, a partir dos quais se busca explicitar sua polissemia, na tentativa de se evidenciar os principais preconceitos e conceitos que, de maneira semelhante, colaboram para traduzir as diferentes abordagens conceituais dos direitos humanos. Depois, busca-se promover reflexões que colaborem para evidenciar os discursos normativos e pedagógicos sobre Educação em Direitos Humanos, especialmente na América Latina e no Brasil, pelos quais se pretende analisar os documentos referenciais dos Cursos de Licenciatura da UFPI. Em seguida, apresenta-se uma análise das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, no esforço de entender como as Diretrizes concebem a EDH e como dispõe que esta seja implementada nos Cursos de Licenciatura. Conclui-se que as Licenciaturas da UFPI devem assumir os direitos humanos como seu princípio estruturante e norteador, permeando os currículos, a formação inicial e continuada dos profissionais que formam/as, seus projetos pedagógico, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação, assegurando-se o caráter transversal e interdisciplinar e a relação dialógica entre o ensino, a pesquisa e a extensão.