O presente estudo intitulado Formação e Prática Docente: contribuições da Alfabetização Matemática para o Letramento da criança está associado à linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência, tem como objeto de investigação a formação e a prática docente do alfabetizador e a seguinte questão problema: Como a formação e a prática docente do alfabetizador pode contribuir para o letramento da criança a partir da alfabetização matemática? Nesta perspectiva, tem como objetivo geral compreender as implicações da formação e da prática docente do alfabetizador no processo de letramento da criança a partir da alfabetização matemática. De modo específico busca compreender como os saberes mobilizados pelos alfabetizadores no processo de formação continuada favorecem o letramento por meio da alfabetização matemática; descrever as contribuições do PNAIC para a prática do alfabetizador no processo de letramento da criança. Para empreender as reflexões teóricas nesta pesquisa utilizou-se as contribuições de Soares (2014, 2017), Kleiman (2007), Franchi (2012), Street (2014), Fonseca (2014) entre outros. A pesquisa alicerça-se nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do Social em autores dos quais destacam-se (Coulon, 1995), Garfinkel (2018). O campo empírico se constituiu de duas escolas localizadas na cidade da Castelo do Piauí, estado do Piauí, tendo como interlocutoras quatro professoras que atuam no ciclo de alfabetização. Para a construção dos dados optou-se pela observação participante e as entrevistas narrativas. Os dados revelam que formação continuada possibilitou a reflexão sobre a prática, a troca de experiências bem como a ressignificação dos saberes docentes apontando as contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança. Indicam, ainda, que a formação do PNAIC contribuiu para a melhoria da prática docente das alfabetizadoras.