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Banca de DEFESA: EFIGÊNIA ALVES NERES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EFIGÊNIA ALVES NERES
DATA: 21/02/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa - PPGED-CCE
TÍTULO: Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional.
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres Afrodescendentes. EJA. Sucesso Educacional.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

Na atualidade ainda permeia no imaginário social a representação negativa referente à mulher afrodescendente e aos lugares ocupados pela mesma na sociedade.  Apesar desse pensamento, que às colocam como um dos grupos mais marginalizados da sociedade, em sua tripla acepção: gênero-raça-classe, há aquelas que estão conseguindo superar os desafios e alcançar a mobilidade social. Com a pesquisa “Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional” problematizamos como algumas mulheres afrodescendentes, interpretam a sua trajetória educacional, em especial sua passagem pela EJA, e quais as implicações disso, em suas formas de organização da vida e no enfrentamento das suas dificuldades socioculturais, baseadas nas questões de gênero-raça-classe. Tem como objetivo geral: compreender a partir das Histórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes, a importância das experiências escolares na EJA, como garantia do direito à educação, em suas formas de organização da vida e no enfrentamento das suas dificuldades socioculturais, baseadas nas questões de gênero-raça-classe. Estabelece como objetivos específicos: descrever as experiências de vida, que fizeram com que Mulheres Afrodescendentes percebessem a EJA como possibilidade de conclusão da escolarização básica e garantia do direito à educação; reconhecer na trajetória de vida de algumas Mulheres Afrodescendentes, a importância da EJA, como possibilidade de sucesso educacional/profissional, frente às adversidades da vida social e escolar e identificar as táticas utilizadas por estas mulheres em suas experiências na EJA, a fim de que possam alcançar o sucesso educacional/profissional, desejado por cada uma delas, de maneira singular. Fundamenta-se nos seguintes autores/as: sobre a Educação de Jovens e Adultos, enquanto direito humano e política de ação afirmativa: Moura (2003), Paiva (2009), Capucho (2012), Costa e Machado (2017), Branco (2015), Arroyo (2014; 2017) e Carreira (2014); sobre a intersecção das categorias de gênero-raça-classe na EJA: Carneiro (2005), Crenshaw (2002), Gonzáles (1980), Euclides (2017), Rocha, Batista e Boakari (2013), Gomes (2005) e Guimarães (2013); e sobre Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional: Boakari (2010; 2015; 2019), Martins (2013); Reis (2017); Santana (2011) e Certeau (1994). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, (DESLANDES e MINAYO, 2012), que adotou os conceitos das Metodologias Feministas (CHANTLER; BURNS, 2015), especificamente o Feminismo Interseccional (CRENSHAW, 2002) e teve como método de investigação as Histórias de Vida com base nos estudos de Josso (2004) e Souza (2006). Utilizou como instrumentos as Entrevistas de Histórias de Vida (REIS, 2017) e (SOUSA, 2015) e o Memorial de Formação (PRADO, CUNHA e SOLIGO, 2008) e (BRITO, 2010). Para a análise das informações da pesquisa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O campo geográfico foi o município de Teresina-PI e as participantes da pesquisa foram duas mulheres afrodescendentes egressas da EJA, que acessaram o Ensino Superior. O estudo evidenciou que essas narrativas indicam que o Brasil tem conseguido reduzir algumas de suas desigualdades históricas, por meio do acesso à educação, em especial na EJA. Há lições nas trajetórias educativas descritas, que nos mostram como essas mulheres utilizaram o direito a educação, como ferramenta para superar algumas dificuldades impostas pela condição de ser mulher-afrodescendente-e-pobre no Brasil. Essas mulheres afrodescendentes, por meio de inúmeras táticas subverteram a lógica e ocuparam lugares que não eram comuns a elas, nem para muitas outras com características semelhantes e em condições parecidas.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo à Instituição - EDINÓLIA LIMA PORTELA - UFMA
Externo à Instituição - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 17:18
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