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Banca de DEFESA: ROGÉRIO DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGÉRIO DE MEDEIROS SILVA
DATA: 27/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO: O ensino secundário no Piauí em páginas de jornais (1942 – 1971).
PALAVRAS-CHAVES: História da educação. Ensino secundário. Imprensa piauiense.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

O presente trabalho tem como temática o ensino secundário piauiense em páginas de jornais de 1942 a 1971. Esse recorte temporal tem como início o ano de 1942 por coincidir com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Secundário Lei 4.244/42, e o ano de 1971 como término em virtude da implantação da Lei 5692/71. Estabelece-se como objetivo geral analisar o ensino secundário no Piauí a partir das notas de jornais publicadas no período de 1942 a 1971. Especificamente, pretende-se: apresentar elementos referentes ao processo de oferta do ensino secundário do Piauí; evidenciar algumas das instituições que ofertavam ensino secundário no Piauí a partir das informações divulgadas nos jornais; analisar a profissão docente e cultura escolar no ensino secundário, tendo como base a imprensa escrita. A pesquisa parte de estudo bibliográfico e hemerográfico/documental, por meio de notas de jornais coletadas no Arquivo Púbico do Piauí, Casa Anísio Brito, nos seguintes noticiosos: Fanal, Gazeta, A Luz, O Dia, O Artífice, O Operário, O Dominical, O Momento, Renascimento O Piauí e O Cálamo. Nestes encontramos e pré-analisamos 117 notícias que foram divididas nas categorias: Comunicados e Avisos, Bolsas de estudos, Prédio, Exames, Eventos Escolares, Alunos, Diretores, Professores, Propaganda. Como referencial teórico, a análise fundamenta-se na Nova História Cultural ou História Nova – principalmente nos estudos de Le Goff (2003) – tendo sido através dessa corrente historiográfica que ocorreu o alargamento das fontes para a pesquisa histórica, dentre elas, os jornais. Não obstante, outros autores dialogam com a pesquisa, a exemplo de: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão e Lopes (2010); Martins e Luca (2015); Fernandes (2008); Burke (2006); Stephanou e Bastos (2005); Barros (2012); Silva (1969); Romanelli (1999); Lopes (2012); Brito (1996); Mendes (2012). Ademais, ancorou-se em leis e reformas, como a Lei Orgânica do Ensino Secundário (4.244/42) e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (4.024/61), as quais vigoraram no Brasil e no Piauí no período perscrutado. Assim, as páginas dos jornais piauienses revelaram as modificações do ensino secundário não só a partir das reformas apontadas, como também suas instituições escolares, profissão docente e cultura escolar. Diante da análise dos noticiosos, foi possível ouvir as vozes de pais, diretores, estudantes e da própria sociedade que viveram aquele momento, promovendo um diálogo entre as notícias, os livros de história da educação piauiense e a legislação em vigor. Embora outras modalidades de ensino tivessem espaço nos periódicos, o ensino secundário ganhou destaque pelo seu caráter inovador e diversificado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO CASTRO - UFMA
Externo à Instituição - REJANE MEIRELES AMARAL RODRIGUES - UNIMONTES
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 17:22
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