O presente estudo, intitulado Formação continuada e prática docente: contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança, está integrado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC) e tem como objeto de investigação a formação continuada e a prática docente do alfabetizador. Partiu-se da seguinte questão-problema: Como a formação continuada e a prática docente do alfabetizador podem contribuir para o letramento da criança a partir da alfabetização matemática? Nessa perspectiva, a investigação tem como objetivo geral compreender as contribuições da formação continuada e da prática docente do alfabetizador para o processo de letramento da criança a partir da alfabetização matemática. De modo específico, buscamos compreender como os saberes mobilizados pelos alfabetizadores no processo de formação continuada favorecem o letramento por meio da alfabetização matemática e descrever as contribuições do PNAIC para a prática do alfabetizador no processo de letramento da criança. Para empreender as reflexões teóricas nesta pesquisa utilizamos as contribuições de Soares (2014, 2017), Kleiman (1995, 2007), Franchi (2012), Street (2014) e Fonseca (2014), entre outros. A pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do Social, a partir de autores como Coulon (1995) e Garfinkel (2018). O campo empírico se constituiu de duas escolas localizadas na cidade da Castelo do Piauí, tendo como interlocutoras quatro professoras que atuam no ciclo de alfabetização. Para a construção dos dados, optou-se pela observação participante e pelas entrevistas narrativas. Os dados revelam que a formação continuada das participantes possibilitou a reflexão sobre sua prática e a troca de experiências, bem como a ressignificação dos saberes docentes, apontando as contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança. Indicam, ainda, que a formação do PNAIC contribuiu para a melhoria da prática docente das alfabetizadoras.