A tecnologia e os benefícios advindos dos seus recursos estão em todos os lugares. Na escola, as tecnologias e os recursos digitais passam a integrar obrigatoriamente ao ensino, com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o novo documento o professor é desafiado a pensar atividades que levem a interação multimidiática. Este contexto, aliado aos estudoss realizado no interior do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), instigaram a resposta pelo problema de pesquisa: como os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza mobilizam o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo quando utilizam tecnologias digitais quando ensinam conteúdos nas aulas de Ciências? Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) esta pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores de Ciências utilizando aplicativos móveis na prática de ensino. Especificamente......Os referenciais teóricos que a orientaram no que tange a formação de professores foram tem como aporte Shulman (1986, 1987, 2014); Schön (1992); França-Carvalho (2007); Pimenta (2008); Tardif (2014); Darling-Hammond (2014); entre outros. Para fundamentar as tecnologias no ensino recorremos leituras em autores como: Papert (1980, 2008); Kenski (2008, 2010); Lévy (2014); Stumpenhorst (2018). Para aprofundar as discussões sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, dialogamos com os autores: Koehler e Mishra (2006, 2009); Coutinho (2011); Lang e González (2014). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação, netnográfica de Kozinets (2014) e para atender a parte da investigação que ocorrerá em ambiente virtual (net)etnometodológica de Polivanov (2013). Participaram da pesquisa os Licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, bolsistas do Programa Residência Pedagógica. A análise dos dados da pesquisa é apresentada do ponto de vista da hermenêutica de Minayo (2002) e de Habermas (2012, 2014). Os resultados da pesquisa poderão ampliar as discussões sobre a temática.