A presente pesquisa aborda o processo de inserção da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Busca-se investigar se e como os Cursos de Licenciatura da UFPI promoveram efetiva inserção da Educação em Direitos Humanos em seus Projetos Pedagógicos e em suas Matrizes Curriculares, conforme estabelecem as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH). Para o alcance do objetivo proposto, estabeleceram-se como objetivos específicos: analisar as concepções tradicionais, críticas e pós-críticas acerca dos direitos humanos e da Educação em Direitos Humanos; analisar as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; e, identificar as eventuais formas de inserção da Educação em Direitos Humanos nas Matrizes Curriculares das Licenciaturas da UFPI. A pesquisa apoia-se na tese de que a Educação em Direitos Humanos foi inserida nos Cursos de Licenciatura da UFPI de maneira diferente das determinações das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Para construir a fundamentação teórica, recorreu-se a diversificadas referências, destacando-se Avritzer (2000), Bragato (2011), Candau (2007), Cançado Trindade (2000), Carbonari (2010), Carroza (2011), Castilho (2018), Cartoriadis (1983), Cordiolli (2001), Comparato (2005), Dussel (2008), Flowers (2004), Gavídia (2002), Giroux (1997), Herrera Flores (2009), Hunt (2009), Luchmann (2007), Magendzo (2003), Miranda (1993), Morin (2001), Poole (2007), Sacavino (2009), Santos (2013), Sarlet (2007), Tosi (2014), Viola (2014), Zenaide (2010) dentre outras, além de fontes institucionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A pesquisa foi desenvolvida mediante as orientações da metodologia do Estudo de Caso na perspectiva de Yin (2001), com técnicas de análise documental e de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2010). No processo de produção de dados foram realizadas entrevistas com 06 (seis) coordenadores/as de Cursos de Licenciatura do Campus Ministro Petrônio Portella. Para análise das entrevistas recorreu-se às técnicas de Análise do Discurso, na perspectiva de Orlandi (2009). A tese proposta foi confirmada na investigação. Concluiu-se que os Cursos de Licenciaturas da UFPI promoveram a inserção da Educação em Direitos Humanos de forma diferente das disposições indicadas nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e que a UFPI deve reconhecer os direitos humanos como seu princípio estruturante e norteador, permeando os currículos, a formação inicial e continuada dos/das profissionais que forma; seus projetos pedagógicos, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação, assegurando-se o caráter transversal e interdisciplinar e a relação dialógica entre o ensino, a pesquisa e a extensão.