A pesquisa em tela consiste na análise acerca da relação família e escola como mediação de práticas educativas voltadas para a formação humana dos educandos na escola. Essa investigação em nível de mestrado está vinculada a linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Piauí – UFPI. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Como se constitui a relação família e escola que medeia a formação de estudantes com condições subjetivas para vivenciar processos educativos escolares potentes para seu desenvolvimento? A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relação família e escola como mediação na formação de estudantes com condições subjetivas para vivenciar processos educativos escolares potentes para seu desenvolvimento, e os seguintes objetivos específicos: 1) compreender as significações que os professores produzem sobre o papel da família no desempenho dos estudantes na escola; 2) analisar as significações acerca das condições objetivas e subjetivas existentes que medeiam a relação entre família e escola e seus reflexos no desempenho dos estudantes na escola; 3) avaliar as significações que os estudantes produzem sobre como a vida familiar impacta a vida escolar. A pesquisa se orienta teórica e metodologicamente pelo Materialismo Histórico Dialético e pela Psicologia Histórico Cultural. Metodologicamente, trata-se de uma Pesquisa Formação desenvolvida em escola filantrópica que tem como público alvo crianças e adolescentes de baixa renda que residem na periferia de Teresina – PI. A pesquisa em questão encontra-se vinculada a um projeto de extensão universitária desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico - Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) e uma escola filantrópica situada na zona leste da cidade de Teresina. São participantes 49 professores envolvidos com as ações formativas do projeto de extensão. Os dados empíricos foram produzidos em 3 encontros formativos, por meio de questionário, roda de conversa, sessões reflexivas e diários de campo. Os encontros também foram gravados em áudio e vídeo. Os dados estão sendo analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. As análises realizadas até o momento indicam significações que apontam para o modo como os professores(as) percebem as famílias dos estudantes que frequentam a escola, a qualidade da relação que as famílias mantêm com a escola e os impactos dessa relação na qualidade das vivências dos estudantes na escola.