Esta tese tem como objeto a aprendizagem docente constituída na experiência de formadores de professores em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O problema de pesquisa tem como enunciado: A aprendizagem docente de formadores de professores, constituídas em experiências na prática pedagógica de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, alteram seus modos de ensinar e ser formador e evidenciam seu desenvolvimento profissional? O objetivo geral do estudo é investigar aprendizagem docente de formadores de professores, a partir de experiências na prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, que evidenciam o seu desenvolvimento profissional. São objetivos específicos: a) Identificar no percurso biográfico-educativo dos colaboradores as experiências formadoras nas quais se constituíram professores e formadores de professores; b) Descrever experiências formadoras de formadores de professores na Prática Pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas que constituem aprendizagem docente e alteram os modos de ensinar e de ser formador; c) Compreender a prática pedagógica como contexto de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente para os formadores de professores. A tese central da investigação foi: a aprendizagem docente de formadores de professores é um processo que se constitui em experiências formadoras na prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas, e que alteram seus modos de ensinar e de ser formador. O estudo se constitui com base numa hermenêutica fenomenológica por meio das contribuições de Heiddeger (2015), Schütz (1979) e Paul Ricoeur (2010), dentre outros, como fundamentos para a compreensão da experiência e da linguagem cotidiana dos formadores como fundamentos da pesquisa biográfico-narrativa, que se organiza a partir das contribuições de Nóvoa e Finger (2010), Bolívar (2002), além das contribuições de Josso (2002, 2006, 2010) no emprego do conceito de experiência formadora para compreender a constituição da aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. E orienta-se pelas contribuições teóricas acerca da aprendizagem e desenvolvimento profissional docente em Nóvoa (1992, 2017,2019), Garcia (1999), Pacheco e Flores (1999), Marcelo e Vaillant (2012), Day (2001), Marcelo (1998, 2002), Roldão (2008) e Brito (2010, 2011, 2014), dentre outros. Este estudo qualitativo contou com a participação de 9 (nove) formadores de professores que atuam na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas em Campus do IFPI em Teresina. Na produção dos dados foi empregado a pesquisa biográfico-narrativa, com uso de Entrevista Narrativa conforme Schütz (1979) e o Ateliê Biográfico de Projeto a partir Delory-Momberger (2006, 2012, 2016). A análise de conteúdo das narrativas ocorreu com base nasistematização proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) e organizados em quatro eixos para a compreensão da aprendizagem docente de formadores: 1) Formação, experiência e aprendizagem profissional docente; 2) Experiência e aprendizagem dos formadores de professores; 3) A prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas como contexto de experiências formadoras; 4) a narrativa biográfico-educativa como experiência formativa e de integração de formadores. As conclusões deste estudo apontam que os formadores vivenciam experiências de aprendizagem em quatro dimensões do desenvolvimento profissional docente: a participação, a autonomia, o conhecimento profissional e a compreensão pessoal. Os achados indicam que a prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas se constitui contexto de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente para os formadores de professores. evidenciando seu desenvolvimento profissional docente e sua compreensão da aprendizagem como um processo que ocorre ao longo de toda a vida. Confirmando assim, a tese deste estudo.