Esta tese consiste num estudo sobre a cultura escolar no Ginásio São Luiz Gonzaga, instituição escolar católica, que entre os anos de 1939 a 1971, ofertou o curso ginasial para o público masculino na cidade de Parnaíba-PI. Definiu-se como objetivo geral: Investigar a cultura escolar do Ginásio São Luiz Gonzaga, entre 1939 a 1971. A partir do objetivo geral desenvolveu-se os objetivos específicos: (a) Compreender o processo de fundação e constituição do Ginásio São Luiz Gonzaga enquanto escola de ensino secundário confessional católica; (b) Conhecer a organização e o funcionamento do curso ginasial nos regimes de internato, semi-internato e externato masculino; (c) Perscrutar práticas e vivências dos sujeitos no cotidiano da instituição, no período investigado. Na investigação utilizou-se fontes hemerográficas, autobiografias, jornais, almanaques, fotografias, livros de memorialistas, documentos do escriturário escolar, documentos de cartório, documentos eclesiásticos, objetos da escola e fontes orais, a partir da história oral, metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, utilizada na produção e análise das narrativas orais produzidas com sujeitos que vivenciaram a cultura escolar no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga, entre 1939 a 1971. As fontes históricas utilizadas na investigação foram analisadas a partir da perspectiva teórica e metodológica da História Cultural, a partir das contribuições de autores como Magalhães (2004), Frago (2007), Julia (2001), Halbwachs (1990), Bosi (2004), Ricœur (2018), Pollak (1992), Portelli (1996), dentre outros. Considerou-se que entre 1939 a 1971, a cultura escolar no Ginásio São Luiz Gonzaga, entrelaçou práticas, normas, regras, ritos e tradições católicas e cívicas, instituídas e institucionalizadas no cotidiano escolar. Caracterizada como uma cultura escolar cívico-católica, durante o período investigado foi marcada por continuidades, transformações e especificidades que deixou marcas na memória coletiva escolar dos sujeitos que a vivenciaram.