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Banca de QUALIFICAÇÃO: DJANE OLIVEIRA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANE OLIVEIRA DE BRITO
DATA: 18/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: forma remota
TÍTULO: PROJETO LOGOS II: a formação de professores leigos no Piauí (1976-2001)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação.Formação de professores. Professores leigos. Projeto Logos II. Módulos de ensino. Educação a Distância.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Este estudo trata sobre a formação de professores leigos no Piauí, no Projeto Logos II, entre os anos de 1976 a 2001. Refere-se a uma formação a distância que utilizou módulos de ensino como recurso didático indispensável à realização do Curso. O recorte temporal inicial, 1976, considera o começo da execução do Projeto Logos II no Piauí, e 2001 delimita o recorte temporal final por ter sido o último ano em que foram encontrados dados de “Controle de Frequência” sobre o Logos II na GERVE/SEDUC/PI (Gerência de Vida Escolar/Secretaria de Estado da Educação do Piauí), que indicaram o funcionamento do Curso no município de Valença. O recorte espacial é o Piauí, um dos estados escolhidos para a implantação do Projeto Logos II no país. Tem como objetivo geral analisar como o Projeto Logos II concebia a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, por meio da utilização de módulos de ensino como recurso didático. Os objetivos específicos são: i) situar o Projeto Logos II nas políticas educacionais brasileiras para a formação de professores leigos; ii) conhecer como se deu a formação de professores leigos que utilizava módulos de ensino como recurso didático no Projeto Logos II; e iii) analisar de que modo Relatórios de Sessões de Microensino podem evidenciar a prática docente dos professores-cursistas participantes do Projeto Logos II no Piauí. É uma pesquisa situada no âmbito da História da Educação e intenta responder, dentre outras, à questão: “Como o Projeto Logos II concebeu a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, realizada por meio da utilização de módulos de ensino como recurso didático?”. Ampara-se em documentos oficiais (relatórios, leis, decretos etc.), em trabalhos científicos (artigos, dissertações, teses etc.) e nos discursos de colaboradores – professores-cursistas e Orientadores da Aprendizagem que participaram do Projeto Logos II no Piauí no período de 1976 a 2001 – obtidos por meio da história oral. A construção do referencial teórico tem fundamentação em Pasquale (1966), BRASIL (1971a, 1974, 1975), PUC/RJ-FINEP (1980), Gondim (1982), Brito (1985), Stahl (1981, 1986), Barreto (1991), Rodrigues (1999) e Lourenço Filho (2001), acerca das políticas educacionais brasileiras para a formação de professores leigos no recorte apresentado; em BRASIL (1971a, 1975, 1983), Stahl (1981), Haddad (1987), Haddad; Siqueira; Freitas (1989), Moore; Kearsley (2007), Alves (2009), Barreto (2009) e Del Bianco (2009), sobre como se deu a formação de professores leigos que utilizava módulos de ensino como recurso didático no Projeto Logos II; em BRASIL (1971a, 1996b), Souza (1981), Germano (2011), Franco (2012), além dos módulos de Microensino e de Relatórios de Sessões de Microensino, para evidenciar a prática docente dos professores-cursistas participantes do Logos II no Piauí. A priori é possível afirmar que o Projeto Logos II não solucionou de forma definitiva o problema da permanência de professores leigos nas escolas brasileiras, mas contribuiu para o aperfeiçoamento do sistema educacional de 1ª a 4ª séries no país e, consequentemente no Piauí, qualificando profissionais da educação nesse nível de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - Maria Inês Sucupira Stamatto - UFRN
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA - UNESP
Externo à Instituição - VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA - UPE
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 15:30
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