A pesquisa consiste em análise epistemológica das teses e dissertações sobre Financiamento da Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) das universidades federais do Nordeste brasileiro, no período de 1990 a 2019. A pesquisa foi direcionada pelas seguintes questões norteadoras: Qual a configuração da produção em Financiamento da Educação nas teses e dissertações dos programas analisados? Quais as perspectivas teórico-metodológicas que caracterizam a referida produção? Quais os determinantes da produção investigada, nas instituições foco da pesquisa, no que concerne às linhas e grupos de pesquisa, às motivações e perfil acadêmico e profissional dos pós-graduandos e orientadores? Para responder às questões suscitadas, a pesquisa tem como objetivo geral traçar um panorama sobre essa produção acadêmica nesses programas das universidades federais foco da investigação, visando compreender o que tem sido produzido, os caminhos percorridos na elaboração desses trabalhos, os aspectos epistemológicos dessas produções e suas características teórico-metodológicas. Trata-se de uma metapesquisa que adota o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) para a análise das teses e dissertações, contemplando a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e o enfoque epistemetodológico. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa tem natureza documental adotando como fontes as teses e dissertações sobre o tema financiamento da educação. O trabalho apoiou-se em autores como Japiassu (1979), Sánchez Gamboa (1998, 2012, 2013), Bourdieu (2004), Araújo (2010), Stremel (2016), Tello e Mainardes (2015, 2016, 2018), dentre outros, visando a compreensão da constituição da temática em foco como produto de um processo histórico e social. Os resultados preliminares evidenciaram um crescimento expressivo da produção na área, com a prevalência de dissertações; a presença de temáticas variadas no conjunto dos trabalhos, abordando as diversas formas de financiamento da educação; e o financiamento da educação, como parte da política educacional, como um campo de conhecimento que está em processo de constituição no Nordeste brasileiro.