O presente estudo tem como objeto de investigação a formação profissional e a prática gestora de coordenadores pedagógicos e parte da seguinte questão problema: Qual o aporte da formação profissional e da prática gestora para a reconstrução dos saberes-fazeres pelos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Teresina-PI? O objetivo geral consiste em compreender como os saberes-fazeres da formação profissional e da prática gestora são reconstruídos pelos coordenadores pedagógicos na gestão pedagógica das escolas municipais de Teresina – PI. A partir disso, defendemos a tese de que os saberes-fazeres da formação profissional e da prática gestora são reconstruídos na gestão pedagógica pelos coordenadores pedagógicos no cotidiano de atuação. A pesquisa está organizada nas categorias Formação Profissional e Prática Gestora, sendo as narrativas fundamentadas em Garcia (1999), Macedo (2000, 2010), que tratam sobre formação; Domingues (2014), Saviani (2012), Libâneo (2010), Pimenta (2011) que discutem a formação do pedagogo e de forma específica a formação do coordenador pedagógico; e os referenciais de Placco e Almeida (2015), Libâneo (2004, 2010), Lück (2009), que analisam a prática do coordenador pedagógico, e outros. Trabalhamos com a perspectiva da Etnometodologia como teoria do social, o cotidiano das escolas e os etnométodos produzidos nesse contexto considerando os conceitos-chave prática, indicialidade e noção de membro. Para a produção e análise dos dados trouxemos a observação participante associada ao diário de campo, e o dispositivo da entrevista narrativa, sendo a análise de dados fundamentada nas orientações da análise de entrevistas narrativas segundo Jovchelovith e Bauer (2002). Os resultados apontam que os saberes-fazeres das coordenadoras pedagógicas são construídos inicialmente nos cursos de Pedagogia, e reconstruídos na prática em associação à teoria aprendida na formação inicial e formação continuada. Os saberes que operacionalizam no cotidiano estão relacionados aos saberes da prática docente e prática gestora, afinal suas atribuições estão direcionadas a formação em serviço dos professores e organização do trabalho pedagógico na escola. Portanto a tese ratifica que os saberes-fazeres dos coordenadores pedagógicos são originários da formação profissional e da prática gestora, sendo reconstruídos no cotidiano da gestão pedagógica.