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Banca de DEFESA: ELSON SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELSON SILVA SOUSA
DATA: 31/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet
TÍTULO: AS PRATICAS EDUCATIVAS NA CASA FAMILIAR RURAL “VIVENDO A ESPERANÇA” EM SÃO JOÃO DO SÓTER - MA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Prática Educativa. Pedagogia da Alternância. Educação Popular.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

Ao longo da história do Brasil, os governos trataram a oferta de educação aos povos do campo como uma pauta secundária. A Educação Rural tornou-se a proposta educativa oficial, centrada no ensino de conteúdos desconectados da realidade camponesa. A partir da década de 1990, os movimentos sociais assumiram o desafio de lutar por outro projeto de educação, associado a um projeto de sociedade mais justo, democrático e popular, onde o trabalhador é sujeito desse processo. A partir das experiências da Educação Popular, os movimentos sociais passaram a questionar o modelo de educação que tinha como interesse a adaptação e o ajustamento social das camadas populares, buscando construir um projeto de educação, voltado à valorização da identidade e do modo de vida dos camponeses, bem como, articulado ao projeto de desenvolvimento do campo ancorado na agricultura camponesa. Desse modo, a Educação do Campo foi forjada a partir do acúmulo político, teórico e metodológico construído pelos movimentos sociais, a partir das experiências de educação popular. Dentro desse movimento de constituição de um projeto de educação voltado à realidade sócio-histórica e cultural dos povos do campo, a Pedagogia da Alternância tem se afirmado como uma alternativa pedagógica relevante na formação dos jovens do campo, na medida em que trabalha com uma metodologia que estabelece mediações entre educação e trabalho, conhecimentos científicos e saberes populares, integrando espaços e tempos de aprendizagem, voltando-se para o desenvolvimento local e a formação integral do educando. A partir dessas reflexões, apresentamos como problema de pesquisa: quais os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança” de São João do Sóter – MA? A pesquisa tem como objetivo geral: investigar os possíveis diálogos construídos entre a Pedagogia da Alternância e Educação Popular nas práticas educativas da Casa Familiar Rural de São João do Sóter-Ma. O processo de investigação fundamentou-se nos aportes teóricos da abordagem qualitativa e do Materialismo Histórico Dialético. No trabalho de construção dos dados, foram realizadas as entrevistas e rodas de conversas com os sujeitos, seguindo-se da utilização da análise de conteúdo como meio de organização e análise dos dados. Os resultados deste estudo apontam que as práticas educativas na Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança” tem reafirmado osdiálogos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular, tendo os instrumentos pedagógicos como mediadores entre os conhecimentos científicos e os saberes populares, bem como, entre trabalho e educação e teoria e pratica. Neste caso, os processos formativos implementados nos espaços/tempos trazem inúmeras possibilidades de formação crítica dos jovens, associação a implementação de ações comprometidas com o desenvolvimento do meio.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo à Instituição - TERCIANA VIDAL MOURA - UFRB
Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE - UEFS
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 20:13
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