CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Profissionalizante. Autovalorização dos Egressos.
O trabalho de investigação ora apresentado tem como tem como objeto de estudo a autovalorização dos egressos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA). O interesse por essa temática decorre de interesses pessoais e profissionais por acreditar que essa formação para pessoas de diferentes faixas etárias atenderá as expectativas desse alunado aparentemente tão heterogêneo, mas ao mesmo tempo homogêneo no que se refere aos objetivos que almejam alcançar. A proposta reflete o problema e busca responder a seguinte questão norteadora: como a formação técnica profissionalizante ampliou a possibilidade de acesso dos egressos contribuindo para conquistas pessoal e profissional? A essência do trabalho consiste em compreender os impactos da formação técnica profissionalizante na autovalorização dos egressos da primeira turma do Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano, com vistas ao enfrentamento dos desafios e dificuldades na vida. Fundamenta-se nas teorias de Arroyo (2006), Barcelos (2009), Di Pierro (2005, 2011), Freire (1997, 2009, 2011), Moura (2003, 2006a, 2006b, 2010), Vieira (2004), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com base em Bogdan/Biklen (1994); Minayo (1995); Oliveira (2007). No que se refere aos instrumentos usados para coletar os dados, apoiou-se nas ideias de Bogdan (1994); Cervo e Bervian (2002), bem como, nas contribuições de Debus (1997) e Barbour (2009) sobre grupo focal. Os dados foram organizados em categorias segundo Bardin (2009); Oliveira (2007) e interpretados a luz de Análise de Discurso, proposta por Orlandi (2001; 2003); Yñiguez (2004), dentre outros. A relevância do estudo tem origem na necessidade de fomentar uma discussão mais aprofundada sobre a problemática evidenciada, considerando que se trata de uma proposta relativamente nova, a fim de subsidiar a consolidação de políticas públicas de inclusão para o setor. Constatou-se, por meio dos resultados que a formação técnica proporcionada aos estudantes contribuiu para autovalorização dos discentes.