Ações do Programa Escola Aberta/Escola da Gente como prática de cultura de paz
Políticas Públicas. Programa Escola Aberta. Juventudes. Cultura de Paz.
Este trabalho teve como objetivo analisar o Programa Escola Aberta – PEA enquanto política pública de construção de práticas educativas para a paz na Escola Municipal “Raimundo Nonato Monteiro Santana”, em Teresina (PI). O PEA é uma das políticas públicas desenvolvidas para a juventude, criada pela Resolução CD/FNDE/Nº 052, de 25 de outubro de 2004. A opção teórica metodológica para a pesquisa situou-se naquela que as/os autoras/es como Melucci (2005), Chizzotti (1991), Ludke; André (1986) e Minayo (1993) classificam de natureza qualitativa, sendo esse um estudo de caso. Prioritariamente, em termos teóricos se baseou nos estudos de Abramo (1997, 2003, 2008), Almeida (2005), Bomfim (2001, 2006), Canevacci (2005), Dayrell (2002, 2003), Diógenes(1998), Gohn (2011), Haguette (1997), Jares (2002), Khoeler (2006), Leão (2005), Macêdo (2012), Mendola (2005), Noleto (2008), Reis (2006), Santos e Hermanns (2002), Sposito (2003), Silva (2006). A construção de dados incluiu a análise documental e entrevista aberta envolvendo os jovens, gestores e coordenadores do programa, bem como observações diretas em visitas à Instituição e nas atividades desenvolvidas pelo PEA. Foi possível perceber que o PEA considerando as situações contextuais, sociais, culturais, políticas, econômicas em que está situada a comunidade da Vila Irmã Dulce, apresenta-se como uma política pública reparadora, que procura esforçadamente, principalmente através de seus principais atores, atenuar os problemas provocados pela a ausência de espaços de lazer, de cultura e de formação profissional, e, insiste em plantar sementes de cultura de paz.