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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZENIR MEDEIROS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZENIR MEDEIROS BEZERRA
DATA: 30/11/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional, Professores iniciantes, Saberes docentes, Prática docente.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

BEZERRA, Luzenir Medeiros. Desenvolvimento Profissional de Professores Iniciantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Teresina. Dissertação (Mestrado em Educação).101 f. Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2021.

 

RESUMO

 

O desenvolvimento profissional de professores iniciantes tem requerido atenção especial por parte de pesquisadores e estudiosos, na busca por identificar e compreender as bases epistemológicas e políticas da formação a qual deve alicerçar os saberes docentes que este professor que está em processo de constituição da identidade profissional que pode vir a ser moldado e ou modificado através da experiência com o exercício da prática docente no passar dos anos. Nesse contexto, o presente trabalho segue com a seguinte questão problema: como acontece o desenvolvimento profissional de professores iniciantes nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Teresina? E tem por objetivo geral: Analisar o processo de desenvolvimento profissional de professores iniciantes na docência nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a. Identificar o perfil do professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Teresina; b. Caracterizar os processos formativos contínuo de professores iniciantes; c. Compreender como os saberes adquiridos nos processos formativos desses docentes contribuem para sua prática e seu desenvolvimento profissional em início de carreira; d. Analisar como ocorre o desenvolvimento profissional docente em início de carreira. A pesquisa será desenvolvida numa perspectiva qualitativa (Minayo, 1994), e para o desenvolvimento metodológico utilizaremos o método autobiográfico (Nóvoa e Finger, 2010), através dos dispositivos de produção das narrativas rodas de conversa (Warschauer, 2017; Passeggi, 2014) e entrevista narrativa (Clandinin e Connelly, 2015), que serão realizadas com dez professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina Piauí. Para análise das narrativas seguiremos o uso dos conhecimentos de Bertaux (2010) e Ricouer (2019) dentre outros. A cerca do processo de desenvolvimento profissional docente recorremos a estudiosos como Day (2001), Garcia (1999), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) e outros que mais se aproximam do objeto a investigar. Ao tratar mais especificamente de professores iniciantes, seguiremos Nono (2011), Penna (2014), Tardif (2014) e André (2012). No que diz respeito aos saberes docentes, utilizaremos Tardif e Lessard (2014), Pimenta (2012), Perrenoud (2002) dentre outros. Entretanto, a compreensão acerca do desenvolvimento profissional de professores iniciantes perpassa pelo constructo da constituição do seu percurso profissional que pode estar diretamente relacionado com o contexto ao qual está inserido onde enfrentará a difícil tarefa de ensinar, diante dos saberes docentes adquiridos em seus processos formativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com a colaboração de oito professores iniciantes com até seis anos de efetivo exercício docente na rede municipal de Teresina Piauí. Para a produção de dados, adotaram-se as Rodas de conversa e o Entrevista Narrativa. As narrativas que formaram os dados, foram organizadas em categorias e subcategorias, e analisadas conforme as proposições de Ricoeur (2019) e Bardin (2016). O campo de investigação foram escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de Teresina-Piauí. Os resultados evidenciaram que os professores iniciantes ao longo desse período de início de carreira, consolidam diversos saberes, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional, contribuindo para uma atuação que assegura-lhe na tomada de decisões no cotidiano do trabalho, repercutindo numa prática pedagógica mais inovadora, e refletindo qualitativamente no processo ensino-aprendizagem dos educandos e a reconstrução de sua prática no âmbito escolar. O desenvolvimento profissional tem ocorrido a partir das necessidades que emergem na prática docentes dos professores iniciantes, por meio de cursos, encontros, formações ofertadas pela secretaria municipal de educação e busca individual por formação de acordo com cada necessidade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Externo à Instituição - MARIA SOCORRO LUCENA LIMA - UECE
Notícia cadastrada em: 07/10/2021 12:00
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