O presente trabalho consiste no relato de pesquisa realizada com o objetivo de investigar que mediações da prática educativa dos Educadores Sociais contribuem para a formação humana de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Sintetizamos, para tanto no intuito de alcançar o objetivo principal, como objetivos específicos: Conhecer a atuação dos Educadores Sociais, destacando as ações de caráter educativo realizadas junto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; analisar as condições objetivas e subjetivas em que se realiza a prática educativa dos Educadores Sociais dirigida a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e explicar como os Educadores Sociais, que atuam junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, significa formação humana. A fundamentação teórico-metodológica que nos apoiamos para a investigação desse fenômeno são a Psicologia Histórico-Cultural a partir das ideias de Vigotski (1995, 2009) e Leontiev (1978, 2021); o Materialismo Histórico-Dialético proposto por Marx; Engels (2007, 2010); Marx (2010) e a Psicologia Histórico-Crítica de Saviani (1995, 2011) e Duarte (2008) que possibilitaram a discussão do fenômeno por meio de diálogos com os dados produzidos na entrevista e encontros reflexivos. Optamos como participantes dois Educadores Sociais com mais de dois anos de atuação na instituição que desenvolvem atividades Serviços de Convivência na zona norte da capital de Teresina. Adotaremos como procedimento de análise dos dados a proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2013). Como resultados, esperamos colaborar no sentido de pensar as condições que precisam ser produzidas para que se realizem estratégias de trabalho bem sucedida nesse campo social, bem como contribuir para o processo de um pensar reflexivo sobre essa prática educativa e, por conseguinte, abrir possibilidades de processos de formação humana dos indivíduos envolvidos nessa práxis ontocriativa.