O presente trabalho encontra-se circunscrito no horizonte onde o fenômeno da mercantilização da educação superior (ES) e o processo de formação humana se relacionam dinamicamente. Nesse sentido, entende-se que a mercantilização da ES se manifesta através da utilização deste nível de ensino, prioritariamente, como uma mercadoria explorada em função do seu valor de troca e condição de acumular capital. Tal fato contribui para a desconfiguração e fragmentação da mediação de caráter sistemático que a educação, em seu sentido estrito, exerce no desenvolvimento humano. Perante o exposto, levanta-se o seguinte problema: quais os aspectos determinantes que fundamentam a concepção de educação proposta pelo curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior privada da cidade de Teresina, no Piauí (PI), vinculada a um grande grupo empresarial? Partindo disso, visa-se analisar o modo como a Educação superior, predominantemente subordinada à lógica de mercado, propõe-se a mediar a formação dos discentes do curso de graduação em Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina-PI. Como objetivos específicos elencamos: discutir as finalidades que a Educação superior visa atender para que a formação acadêmica promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina – PI contribua para a humanização; Investigar quais os aspectos da concepção de educação proposta pelo curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina – PI se relacionam com a formação humana nas suas dimensões omnilateral e unilateral; e por fim, apreender quais as possibilidades da formação acadêmica promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina – PI mediar o desenvolvimento humano. Os aspectos teórico-metodológicos dessa pesquisa se fundamentam no método do Materialismo Histórico e Dialético, de modo que, as discussões teóricas terão como base bibliográfica os estudos de Leontiev (1978), Lukács (2008), Marx (1998, 2010, 2011a, 2011b, 2013), Mészáros (2000, 2008, 2011, 2016), dentre outros autores. A revisão de literatura envolve autores como Augustin (2014), Carvalho (2008), Minto (2006), Sguissardi (2008, 2015), Silva (2017), Souza (2019) e outros. Além disso, estão sendo consultados alguns documentos oficiais, tais como: LDB (Lei 9.394/96,) Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (Resolução nº 2/2019) e Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1/2006). Os dados da pesquisa serão produzidos a partir dos seguintes documentos: Perfil institucional do Grupo Ser Educacional, Regimento interno de uma instituição de ensino superior privada de Teresina, bem como o Projeto pedagógico e matriz curricular do curso de Pedagogia dessa IES. A análise dos dados procederá pela organização, seleção e sistematização dos pontos que se associam com as questões de pesquisa. A partir disso, será feita uma análise de trechos dos documentos tomando como referência alguns eixos norteadores ligados aos objetivos institucionais e do curso de Pedagogia, sua proposta de formação do pedagogo, grade curricular, metodologias de ensino e meios de avaliação. Mediante esses critérios será possível estabelecer relações com os documentos oficiais e com os pressupostos e fundamentos teóricos, no intuito de compreender o que está para além da aparência da proposta pedagógica do curso, permitindo desvelar sua concepção educacional e consequentemente em quais dimensões da formação humana o curso se propõe atuar. A investigação feita até o momento indica que os princípios empresariais se sobrepõem nos fins educativos visados pelo curso de Pedagogia em questão. Desse modo, o compromisso com a formação voltada sobretudo para o mercado de trabalho é um aspecto orientador dos objetivos institucionais da empresa que se estende para a proposta formativa do curso, atestando um estreito foco com a empregabilidade e o empreendedorismo, dentre outros aspectos, que se distanciam do processo de humanização em sentido amplo.