O campo da Bioética, reflete e debate acerca das questões éticas e morais referentes aos impactos negativos do emprego equivocado da ciência e tecnologia. Esse campo de estudo é presente como disciplina em alguns cursos de graduação, mas existem estudos que defendem a abordagem deste conhecimento também na educação básicapois acredita-se que o trabalho pedagógico envolvendo temas ligados a Bioética pode favorecer uma formação mais crítica e humanizada aos nossos estudantes. Neste sentido, esta pesquisa parte do seguinte problema: como se constitui a atividade pedagógica no ensino médio com potencial de mediar o desenvolvimento da consciência Bioética nos estudantes? Para resolver este problema, a investigação tem como objetivo geral: investigar atividade pedagógica no ensino médio que medeie o desenvolvimento da consciência Bioética nos estudantes. De forma específica: conhecer a significação que professores e alunos têm sobre a Bioética; desenvolver ações formativas que expandam a significação de professores e alunos acerca da Bioética; realizar Atividade Orientadora de Ensino a partir de temas da Bioética que medeiem o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa de natureza crítica se fundamentou teoricamente nos aportes da Psicologia Histórico Cultural e, da Pedagogia Histórico Crítica. Na pesquisa empírica utilizou-se dos procedimentos: entrevista semiestruturada, questionário, sessão formativa, roda de conversa e Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Participaram da pesquisa uma professora de Biologia no Ensino Médio da rede pública de ensino de Caxias Maranhão, juntamente com alunos de uma turma de terceiro ano na qual a professora ministra a disciplina de Biologia. Os dados produzidos até o momento permitem inferir que a problematização de temas da Bioética no ensino de Biologia pode expandir a consciência dos docentes e dos alunos, mediando a construção de instrumentos psicológicos que os ajudem na reflexão crítica sobre temas controversos, que requerem de uma considerável capacidade crítica, reflexiva e argumentativa.