A formação inicial docente no Brasil expressa de forma hegemônica o movimento neoliberal de reformas na educação fundamentado na pedagogia das competências. Tal realidade tem se confirmado a partir da atual legislação que regulamenta a formação de professores no nosso pais, a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Em contraposição a essa realidade, a licenciatura em educação do campo (LEdoC) vem se constituindo a partir de experiências formativas de caráter contra hegemônico. Tais experiências são erigidas a partir dos princípios da educação do campo (EdoC) que tem como um de seus fundamentos o materialismo histórico-dialético. Formar professores tendo como fundamento essa filosofia, significar defender um projeto de educação para formação humana. Nesse sentido, esta pesquisa, vinculada à linha de investigação Formação Humana de processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, nasce com a intenção de responder ao seguinte problema: como se constitui a formação inicial docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar em contexto de pesquisa- formação, o processo de constituição da formação inicial docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana. Como objetivos específicos a pesquisa visa: identificar necessidades formativas de licenciandos na direção da formação humana na LEdoC; desenvolver condições para a reflexão sobre as atividades formativas humanizadoras na LEdoC; expandir significações acerca das condições que precisam ser produzidas para o desenvolvimento de atividades formativas humanizadoras na LEdoC; analisar a dialética apropriação-objetivação das significações produzidas nas práticas formativas dos licenciandos. A tese defendida na investigação é a de que a formação inicial na LEdoC é dirigida para a formação humana, quando ocorre a significação da necessidade de um ensino mediado por conceitos científicos representado pela compreensão da prática social para além da aparência fenomênica. A pesquisa vinculada à linha Formação Humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação, vem sendo desenvolvida a partir dos aportes teórico-metodológicos que orientam a compreensão da educação como formação humana, sendo eles, o materialismo histórico-dialético, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-formação onto-crítica por meio de atividades formativas, bem como o emprego de técnicas e instrumentos para produção de dados: elaboração de projetos de estágio, projetos de intervenção trabalho de conclusão de curso, relatórios, diários formativos e entrevista individual e coletiva. Na análise de dados utilizou-se os núcleos de significação a partir de Aguiar e Osella (2015). Os resultados parciais revelam que os partícipes do estudo produziram em contexto de pesquisa formação significações sobre a importância de apreensão dos conceitos científicos provenientes da sua área de formação específica e da área de formação pedagógica. Os partícipes têm demonstrado ainda que a apropriação desses conhecimentos é condição necessária para possibilitar uma melhor prática formativa no estágio, bem como para compreensão da realidade de forma crítica e radical.