Saberes e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual de Campo Maior-PI apresentado à comunidade acadêmica, resulta de uma investigação acerca de como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Afeta principalmente o debate de como as práticas pedagógicas dos professores da EJA podem atender às novas demandas educacionais de seu público-alvo, considerando as necessidades e anseios de aprendizagem dos alunos e a flexibilidade de se adaptar à instabilidade do mercado. Demandas essas, que exigem do professor uma compreensão aberta do mundo, dos alunos e da própria educação, para que se faça educação como ato político com compromisso social, com possibilidade de descoberta, valorização da cultura, agente de transformação e questionadores da realidade educacional, tornando assim, indispensável um professor coerente com as exigências da sociedade contemporânea. Apesar das reformas na educação no Brasil que ampliam o acesso à educação, estudos mostram que os resultados na educação de jovens e adultos ainda ficam a desejar. A formação do professor da EJA constitui um dos grandes desafios a ser enfrentado. Este estudo tem como objeto os saberes e práticas pedagógicas dos professores que atuam com pessoas jovens e adultas no município de Campo Maior-PI e como essas questões articuladas podem melhorar a vida do aluno da EJA. Tem como objetivo geral compreender como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Delineado como pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, o estudo utilizará para coleta de dados o dispositivo Cartas Pedagógicas tendo como definição amostral cinco professores. Serão analisadas as falas desses cinco professores participantes da EJA a nível médio de um Centro Educacional de Jovens e adultos em Campo Maior-PI, com amostragem representativa de uma pesquisa de abordagem qualitativa no contexto urbano de Campo Maior-PI. Os dados serão organizados em categorias conforme análise de conteúdo de Bardin (2015) com auxílio do software Iramuteq e a análise tem como fundamento a análise de discurso à luz das concepções de Pêcheux (2015) e Orlandi (2007, 2012 e 2015). Os resultados parciais apontam que o professor da EJA necessita se reconhecer como sujeito, que precisa estar em constante atitude de rever a sua ação pedagógica e o seu processo de construção de saberes.