Educação de Jovens e Adultos, influência das práticas libertadoras freirianas no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), resulta de um estudo do ponto de vista da educação escolarizada no contexto dos movimentos dos trabalhadores. Afeta principalmente as discussões que envolvem a prática do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como suporte as práticas freirianas no fazer docente, baseado nas dinâmicas sociais no processo histórico marcado pela injustiça social. Apesar das políticas públicas em prol dessa Modalidade de ensino nos últimos anos, estudos constatam profundas desigualdades educacionais, entre o direito constitucional assegurado e a sua efetivação em todos os contextos de vida. Este estudo tem como objeto a influência das práticas libertadoras freirianas no MST e como objetivo compreender essas práticas abordadas no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra influencia na tomada de decisão em seu fazer educativo. A metodologia utilizada é delineada a partir da natureza da pesquisa qualitativa, com a abordagem descritiva. O estudo utilizou para a coleta dos dados a entrevista semiestruturada realizada no grupo focal, tendo como colaboradores um grupo formato por docentes, gestoras e educadoras populares, que vivenciaram desde o acampamento até o assentamento e lutaram pela conquista da edificação da escola na comunidade. As informações coletadas foram organizadas com informações básicas sobre o público-alvo, e as informações detalhadas sobre a prática docente, apontando uma cartografia de saberes e práticas exitosas a partir das formações promovidas via MST. Foram selecionadas para análise as contribuições de 06 educadoras, que constituíram a amostragem representativa da pesquisa localizada no contexto do campo. Os resultados apontam que o investimento dos esforços dos educadores-militantes na educação de adultos, organizados a partir da Educação Popular, promoveu êxitos nos resultados das avaliações externas no ensino regular e nas taxas de escolarização de seu público, nos fazendo refletir sobre a importância da Educação o Longo da Vida. Nesse sentido, o presente trabalho pretende demonstrar a potência dessas práticas libertadoras freireanas como possibilidade educativa do fazer docente frente aos paradigmas contemporâneos educacionais, em particular na Educação de Jovens e Adultos.