A presente pesquisa tem como objetivo analisar as reverberações do neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio da rede pública. Para tanto, trilhamos como caminho teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético que visa analisar um determinado objeto em sua totalidade, considerando suas relação dialética com a particularidade e a singularidade. No primeiro momento nos empenhamos em demonstrar a relação entre o neofascismo brasileiro e o fascismo clássico, este entendido como um movimento reacionário ocorrido entregueras, sobretudo na Itália liderada por Benito Mussolini, bem como no Império Nazista sob liderança de Adolf Hitler. Em seguida buscamos identificar as instituições responsáveis por disseminar a ideologia neofascista no âmbito educacional escolar brasileiro. Entendemos que perante um contexto de crises políticas, econômicas e sociais, apresentam-se reformas nos mais diferentes setores, dentre os quais a educação escolar que tem sido visada por várias organizações liberais e neoconservadoras como as thiks tanks e o Banco Mundial que buscam garantir a manutenção da a ordem social vigente. Posteriormente nos dedicamos a caracterizar aspectos do neofascismo e sua expressão no cotidiano de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de União-PI. Identificamos que o resurgimento das características do fascismo clássico se manifestam em diferentes espaços sociais, incluindo a cotidianidade desses estudantes. Por fim, concluimos, que o neofascismo brasileiro caracteriza-se pelo reaparecimento de elementos típicos do fascismo clássico, como o uso da violência e ataque a organizações políticas dissidentes, o fim da liberdade de imprenssa sob a máscara da defesa da liberdade de expressão, aniquilação da democracia liberal etc. Todas essas características têm reverberado em vários âmbitos sociais, inclusive na educação e na cotidianidade de estudantes que, assim como a maioria da população estão suscepetíveis a serem convencidos pelos movimentos reacionários neofascistas.