A presente pesquisa investiga o ensino médio integrado à educação profissional no contexto da implementação da Lei n. 13.415/17. Para isso, toma-se como referencial teórico autores clássicos e também contemporâneos como Marx (1982, 2017, 2021), Mészáros (2008, 2006, 2011, 2014), Lúkacs (2018), Santos e Amorim (2021), Santos (2019, 2017), no estudo dos aportes legais referentes à reforma do ensino médio e ao ensino médio integrado. Em particular, serão utilizadas criticamente as contribuições teóricas de Kuenzer (2017, 2020), Moura (2013, 2014) acerca do ensino médio integrado, dentre outros. A investigação partiu de uma análise ontológica sobre as relações entre o complexo da educação e o complexo da economia, investigando as determinações dos movimentos do nosso objeto de estudo. Logo, temos como objetivo geral compreender as significações produzidas no ensino médio integrado à educação profissional sobre formação e preparação para o trabalho no contexto da implementação da Lei N. 13.415/17. Como objetivos específicos elencamos: identificar os nexos entre a crise estrutural do capital e a reforma do ensino médio; Descrever a configuração do ensino médio integrado à educação profissional a partir da implementação da Lei 13.415/17; Examinar as motivações que fizeram os estudantes optarem por cursar o ensino médio integrado à educação profissional; Analisar as relações entre os fins do ensino médio integrado à educação profissional e as significações produzidas pelos estudantes. Em busca de atingir tais objetivos, optou-se pela realização da pesquisa de caráter bibliográfico e documental a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético, bem como a pesquisa de campo a partir da realização de grupos focais com estudantes inseridos no ensino médio integrado à educação profissional. Como resultados já alcançados evidenciou-se que a reforma contém elementos de aproximação com as políticas de estado da educação profissionalizante. A reforma refina a dualidade educacional existente, reforçando a dicotomia entre educação propedêutica e profissional na sociedade de classes, ao fortalecer o caráter utilitarista da formação escolar flexibilizada como resposta às necessidades do capital.