Considerando a importância de compreender o papel do poder público municipal na construção e organização da rede escolar e no oferecimento da escolarização a população essa pesquisa tem como objetivo geral analisar como se deu a constituição da rede escolar municipal de Timon, do período de 1943, ano em que a cidade deixou de se denominar Flores e passou a ser denominada Timon, a 1967, ano do primeiro mandato do prefeito Napoleão Guimarães, época que houve um aumento no número de escolas municipais. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: caracterizar os aspectos políticos, econômicos, sociais, educacionais que enlaçavam o Brasil, o Maranhão e Timon no período estudado; compreender como se deu a montagem da rede escolar municipal de Timon e o papel do poder público municipal no oferecimento de serviços educacionais à população timonense; situar os sujeitos e as práticas envolvidas na organização da rede escolar municipal de Timon. Esta pesquisa é uma pesquisa de História da Educação, tendo como sustentáculo teórico a História Cultural, embasada em conceitos como o de documento monumento de Le Goff (1996) e de memória de Halbwachs (1990). Utilizamos a História Local para entender o município, seus aspectos sociais, culturais e econômicos. Para melhor compreender como as relações políticas influenciaram no processo de organização da rede escolar utilizamos a História Política. Foram consultados documentos como, decretos, leis, projetos de lei, censos, anuários, atas, jornais disponibilizados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, do portal do Planalto do Governo Federal e do Senado Federal, no Acervo Digital da Biblioteca Benedito Leite, além do Arquivo da Câmara de Vereadores de Timon, do Arquivo Público de Teresina e do Arquivo Público do Maranhão. O uso da história oral permitiu o acesso a diferentes visões sobre o objeto de estudo. Gonçalves Neto e Carvalho (2015) nos possibilitou compreender como as Câmaras Municipais atuaram na esfera educacional nas primeiras décadas da República; bem como Araújo (2005) ao tratar do modo como município, federação, organização da educação foram se arquitetando no espaço brasileiro. Barros (2007) nos possibilitou reconhecer a importância de falar das cidades. Sobre Timon, nos baseamos em Silva (2014) que acompanha as mudanças ocorridas no município desde os grupos escolares até o surgimento do Ginásio Bandeirante (1942-1971), além dos autores Lula (1991), Raimunda de Carvalho Sousa (2005), Santos (2007), Sousa (2015) que tratam da urbanização, a saúde, lazer, política, administração e da influência de personalidades como o padre Delfino da Silva Júnior, além de Magalhães (2019) para quem estudar a história dos municípios na instrução é relevante, sendo inegável a importância municipal na educação moderna. Esta investigação permitiu perceber a atuação do poder público municipal na oferta de educação escolar a população, as relações estabelecidas com outros entes federativos para a concretização dessa oferta e como as decisões e ações realizadas durante o recorte temporal estudado deixaram suas marcas na educação de Timon nos dias atuais. Observamos o aumento do oferecimento do ensino primário, bem como uma maior atuação municipal para sua expansão, fato que não ocorreu com o ensino secundário, para o qual o poder público municipal foi coadjuvante.