MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES: ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES (1940 – 1970)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Memória de Professores, Experiências Docentes. Cotidiano Escolar.
RESUMO:
Esta dissertação tem por objetivo principal investigar a condição da educação piauiense por meio das trajetórias escolares e experiências vivenciadas por professoras que atuaram no interior do Piauí no período compreendido às décadas de 1940 à 1970, através do resgate de suas histórias e suas memórias. Para a sua realização estabelecemos como objetivos específicos: caracterizar o cenário da educação piauiense nos anos de 1940 a 1970; discutir as limitações e entraves da educação no interior do Piauí no referido período; reconstituir a trajetória escolar e profissional de professoras piauienses a partir de fragmentos de suas memórias e relatos de histórias de vida no período investigado; analisar o cotidiano escolar e as práticas educativas utilizadas no recorte temporal mencionado. A investigação foi realizada a partir dos relatos de memória das histórias de vida de sete professoras que atuaram em cidades da região do médio Parnaíba no interior do Piauí. O recorte cronológico da pesquisa foi definido a priori considerando o início das trajetórias escolares das professoras. Com relação à problemática levantada para o presente estudo, delineamos a seguinte questão: Quais eram as condições da educação piauiense no período estudado na visão das professoras sujeitos da pesquisa? O Estudo está amparado em autores vinculados à Nova História Cultural: Peter Burke (1998), Jacques Le Goff (2005), Chartier (2000a, 2000b), Julia (2001), em estudos sobre memória: Le Goff (2005), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Nora (1993), Félix (1998), Souza (2000), em História Oral: Thompson (1992), Freitas (2006), Meihy e Ribeiro (2011), Alberti (1989), Portelli (2010); em Histórias de vida e memória de professores: Silva e Schueroff (2010), Fonseca (2003), Macedo (2006), Abraão (2001), Nóvoa (1999, 2000), Souza (2006), entre outros. Com relação ao aporte metodológico da pesquisa, buscamos reconstituir os percursos escolares e as experiências das personagens da pesquisa, utilizando suas memórias como principal fonte de informação, captadas através da história oral, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1977). Outras fontes também compõem o corpus documental usado no estudo, como documentos oficiais, documentos escolares, matérias jornalísticas e acervos pessoais. A investigação partiu da análise dos relatos coletados através das entrevistas que foram entrecruzados com outras fontes, possibilitando uma interpretação do panorama escolar do interior piauiense entre os anos 1940 – 1970. Os resultados apontam que os itinerários escolares e as experiências docentes das personagens do estudo emergem num período em que a educação piauiense ainda era caracterizada por baixa oferta de matricula e pela falta de qualificação do professorado que em sua grande maioria era leigo. Verifica-se uma política de expansão da rede de ensino através da construção de salas de aula e de prédios escolares. Quanto às práticas docentes, investigamos as ações cotidianas ocorridas nas escolas, buscando perceber a cultura escolar estabelecida nesses espaços. Assim, o estudo tornar-se relevante, considerando que as discussões acadêmicas sobre história e memória de professores se constituem em uma temática em expansão nas pesquisas em historia da educação realizadas no Piauí. Portanto, contribuirá para as reflexões historiográficas sobre a educação piauiense, adicionando reflexões sobre as investigações em história da educação a partir das trajetórias de professores e professoras, além de outros sujeitos diretamente relacionados ao universo educacional, ao mesmo tempo em que sua análise contribui para a compreensão e o direcionamento de novas pesquisas relacionadas à temática.