Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERBERT PORTELA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERBERT PORTELA BRITO
DATA: 31/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: metodologia de ensino da matemática; alunos cegos, ensino médio
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

Observa-se, na atualidade, um crescente aumento no número de matrículas de alunos cegos na educação básica como resultado de políticas educacionais em uma perspectiva inclusiva. No contexto do ensino médio, o ensino da matemática constitui-se como desafio para esse público devido à sua natureza e as características próprias dessa área do conhecimento, sendo necessária a utilização de metodologias de ensino diferenciadas. Esse estudo objetiva analisar, na perspectiva de alunos cegos e de professores, o processo de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Médio O estudo é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso e quanto aos objetivos, é descritivo. Participarão do estudo dois professores de matemática, um professor de AEE, dois alunos cegos e seus respectivos pais ou responsáveis. A opção pela escola se deu pelo fato de esta localizada próxima a Associação do Cegos do Piauí (ACEPI), permitindo assim a presença de mais alunos cegos na instituição escolar. O instrumento a ser utilizado será entrevista semiestruturada, a ser realizada com os participantes da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - JOSIANE PEREIRA TORRES - UFMG
Externo à Instituição - Woquiton Lima Fernandes - IFBA
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb17.ufpi.br.instancia1 04/11/2024 18:18