Esta Tese apresenta um estudo quanti-qualitativo, cujo tema relaciona-se à formação de professore(a)s e aos impactos no ensino de Filosofia no Ensino Médio na Escola Ráfia (nome fictício), em Teresina/PI, a partir do problema: quais os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente numa escola de Ensino Médio, em Teresina/PI? Parte-se da tese: a formação do(a) professor(a) de Filosofia influencia na sua prática docente e quanto mais investe nessa formação mais possibilidades tem de impactar o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. O objetivo geral é analisar os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente no Ensino Médio numa escola privada de Teresina/PI, com aproximações conceituais e aos princípios da Teoria Quântica aplicada à Educação. Os específicos são: i) analisar a formação inicial e continuada de professore(a)s de Filosofia do Ensino Médio; ii) refletir sobre o ensino de Filosofia com a implementação do novo Ensino Médio; iii) analisar a institucionalização da Filosofia como uma disciplina que contribui com a formação humana no Ensino Médio. A metodologia configura um estudo de caso, onde a Escola Ráfia possui um Núcleo de Filosofia que atende às condições propostas por Yin (2003): contém um Núcleo com características diferenciais, com 15 anos de atuação e elevado nível de formação que planeja e executa as atividades de Filosofia. Utiliza-se análise de conteúdo (Bardin, 2016) na construção dos dados, com 02 instrumentos de campo em 04 etapas: entrevista semiestruturada com coordenador; entrevista com professore(a)s de Filosofia; técnica de observação de aulas e de encontros do Núcleo. Optou-se por investigar na rede privada de ensino, devido a intenção de contribuir através do estudo de um problema com incidência numa esfera distinta da pública. Critério de escolha do Ensino Médio deu-se pelo interesse do pesquisador de estudar esse nível (possui 25 anos de experiência docente). O(a)s participantes da pesquisa, foram escolhido(a)s por fazerem parte do Núcleo e por aceitarem participar. O plano de análise se estruturou com as categorias: formação de professore(a)s em Filosofia (Virgínio, 2009; Libânio, 2006); ensino de Filosofia no Ensino Médio (Farias, 2020; Franco, 2018); formação humana no EM (Severino, 2023). Esta pesquisa fundamenta-se no campo teórico da Teoria Quântica aplicada à Educação (Albuquerque, 2023; Cordeiro, 2022). Confirmou-se a proposição de tese formulada, a formação de professore(a)s impacta no ensino de Filosofia no Ensino Médio, ao refletir a formação na prática docente de Filosofia interferindo no aprendizado. As conclusões alcançadas relacionam-se a: formação de professore(a)s em Filosofia contribuiu com o autoconhecimento e expansão de conhecimentos do(a)s participantes refletindo na prática docente; tipos de influências negativas do(a)s professore(a)s formadore(a)s; contribuições da Filosofia para a formação humana versus diminuição de carga horária; ensino de Filosofia na Escola versus aprovação no ENEM/vestibulares; reflexos do alto grau de exigência da metodologia, especialmente das avaliações no ensino e na aprendizagem; elevado nível de formação continuada; não oferta de Filosofia no Ensino Fundamental.