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Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
DATA: 13/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

As significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre a prática formativa que desenvolvem no contexto da escola pública estadual.


PALAVRAS-CHAVES:

Coordenador pedagógico. Significados e Sentidos. Atuação. Formação Contínua. Psicologia Sócio-Histórica.


PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

A presente tese tem como objetivo geral compreender as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos acerca da sua atuação identificando o seu potencial formativo. E como objetivos específicos: caracterizar a atuação do coordenador pedagógico; identificar as ações do coordenador pedagógico com potencial formativo; analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação contínua; e, por fim, analisar as determinações objetivas e subjetivas que medeiam o processo de produção de significação sobre formação contínua. A realização da pesquisa ocorre por meio dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e das categorias da Psicologia Sócio - Histórica, entre as quais, destacamos: atividade, atuação, sentido e significado, pensamento e linguagem, mediação e historicidade. Acreditamos que tais categorias nos ajudam a compreender os coordenadores pedagógicos como sujeitos reais que desenvolvem uma atividade social mediada pelas condições materiais. De acordo com a Psicologia Sócio - histórica, significado e sentido compõem uma unidade dialética em que o significado é uma construção histórica e social resultante das condições materiais em que a prática é produzida, ao passo que o sentido é construção pessoal, mas que representa a minha consciência social. Para desenvolvimento da pesquisa empírica, optamos por desenvolver nossa investigação considerando alguns dos pressupostos da Clínica da Atividade  de Yves Clot (2001) e o procedimento de análise de dados denominado Núcleos de Significação desenvolvido por Aguiar e Ozella (2006). Para o processo de produção de dados utilizamos o questionário com o objetivo é caracterizar o perfil profissional, bem como, caracterizar a atuação do coordenador pedagógico. Realizamos ainda, entrevista reflexiva para aprofundamentos sobre a prática do sujeito de investigação, de modo a criar possibilidades de desenvolvermos a compreensão dos sujeitos sobre a sua atuação.  De posse dos dados produzidos procedemos com a constituição dos Núcleos de Significação proposto por Aguiar e Ozella (2006), como procedimento de análise de dados que tem como objetivo apreender os sentidos produzidos pelos coordenadores pedagógicos sobre a sua atuação no contexto da escola pública do Estado do Piauí. As análises iniciais nos evidenciam os seguintes núcleos de significação: A escola: estrutura e condições de trabalho; o coordenador pedagógico: história e experiência profissional; a atuação do coordenador pedagógico; limites e possibilidades de formação contínua; 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - MARIA SALONILDE FERREIRA - UFRN
Externo à Instituição - VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 16:25
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