As significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre a prática formativa que desenvolvem no contexto da escola pública estadual.
Coordenador pedagógico. Significados e Sentidos. Atuação. Formação Contínua. Psicologia Sócio-Histórica.
A presente tese tem como objetivo geral compreender as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos acerca da sua atuação identificando o seu potencial formativo. E como objetivos específicos: caracterizar a atuação do coordenador pedagógico; identificar as ações do coordenador pedagógico com potencial formativo; analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação contínua; e, por fim, analisar as determinações objetivas e subjetivas que medeiam o processo de produção de significação sobre formação contínua. A realização da pesquisa ocorre por meio dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e das categorias da Psicologia Sócio - Histórica, entre as quais, destacamos: atividade, atuação, sentido e significado, pensamento e linguagem, mediação e historicidade. Acreditamos que tais categorias nos ajudam a compreender os coordenadores pedagógicos como sujeitos reais que desenvolvem uma atividade social mediada pelas condições materiais. De acordo com a Psicologia Sócio - histórica, significado e sentido compõem uma unidade dialética em que o significado é uma construção histórica e social resultante das condições materiais em que a prática é produzida, ao passo que o sentido é construção pessoal, mas que representa a minha consciência social. Para desenvolvimento da pesquisa empírica, optamos por desenvolver nossa investigação considerando alguns dos pressupostos da Clínica da Atividade de Yves Clot (2001) e o procedimento de análise de dados denominado Núcleos de Significação desenvolvido por Aguiar e Ozella (2006). Para o processo de produção de dados utilizamos o questionário com o objetivo é caracterizar o perfil profissional, bem como, caracterizar a atuação do coordenador pedagógico. Realizamos ainda, entrevista reflexiva para aprofundamentos sobre a prática do sujeito de investigação, de modo a criar possibilidades de desenvolvermos a compreensão dos sujeitos sobre a sua atuação. De posse dos dados produzidos procedemos com a constituição dos Núcleos de Significação proposto por Aguiar e Ozella (2006), como procedimento de análise de dados que tem como objetivo apreender os sentidos produzidos pelos coordenadores pedagógicos sobre a sua atuação no contexto da escola pública do Estado do Piauí. As análises iniciais nos evidenciam os seguintes núcleos de significação: A escola: estrutura e condições de trabalho; o coordenador pedagógico: história e experiência profissional; a atuação do coordenador pedagógico; limites e possibilidades de formação contínua;